Descoberta dos elementos químicos
O fósforo, revelado ao mundo em 1669 pelo alquimista alemão Henning Brand. Alguns elementos já eram conhecidos desde a Antiguidade, como ouro, prata e cobre. Mas Brand descobriu o primeiro que não existe de forma isolada na natureza, por isso é considerado o pioneiro.
Brand deu o nome de “Phosphorus” (portador de luz). Estava assim descoberto o primeiro elemento químico após a definição de Robert Boyle. Henning Brand (1630-1710) Alemanha: descobre o Fósforo, primeiro elemento químico descrito após a definição de Boyle.
Humphry Davy (1778-1819), utilizando o fenômeno da eletrólise, isolou o sódio, o potássio, o cálcio, o magnésio, o bário e o estrôncio. O isolamento do sódio e do potássio forneceu aos químicos uma ferramenta formidável para o isolamento de outros elementos.
Johann Wolfgang Döbereiner agrupou os elementos com propriedades semelhantes em grupos de três, que ficaram conhecidos como as tríades de Döbereiner. Alexandre-Émile Béguyer de Chancourtois organizou os elementos químicos em uma escala em espiral, conhecida como parafuso telúrico de Chancourtois.
No ano de 1829, o químico alemão Johann Wolfgang Dobereiner organizou a primeira Tabela Periódica da história. ... A tabela periódica de Dobereiner foi denominada de tríade porque os elementos foram organizados em grupos de 3. Cada grupo apresentava elementos que possuíam características químicas semelhantes.
A tabela periódica (Trífonov, 1984) foi construída a partir do aumento das descobertas dos elementos químicos. O fósforo, primeiro elemento a ser descoberto pelo alquimista Henning Band, em 1669, foi o ponto de partida para a construção da tabela periódica.
O modelo de tabela periódica que conhecemos atualmente, foi proposto pelo químico russo Dmitri Mendeleiev (1834-1907), no ano de 1869. A finalidade fundamental de criar uma tabela era para facilitar a classificação, a organização e o agrupamento dos elementos químicos conforme suas propriedades.
A Tabela Periódica atual é formada por 118 elementos distribuídos em 7 linhas horizontais, cada uma sendo chamada de período. ... O nome "Tabela Periódica" é devido à periodicidade, ou seja, à repetição de propriedades, de intervalos em intervalos.
Função da tabela periódica A função da tabela é, sem dúvidas, organizar os elementos químicos de acordo com suas propriedades (físicas e químicas). Esses elementos podem ser metais, semimetais, não metais, dentre outros, de maneira que seja mais fácil localizá-los com seus devidos números atômicos e de massa.
Resposta: O objetivo da criação da tabela periódica foi o agrupamento dos elementos de acordo com suas propriedades químicas e físicas parecidas. É um instrumento onde temos todos os elementos conhecidos (metais, não metais, gases nobres, semimetais, etc.) organizados em tabela com colunas verticais e horizontais.