EQST

O Que A Eritroblastose Fetal?

O que é a eritroblastose fetal?

Eritroblastose fetal é uma anemia hemolítica fetal (ou neonatal, como eritroblastose neonatal) causada pela transmissão transplacentária de anticorpos maternos direcionados às hemácias fetais. O distúrbio costuma resultar de incompatibilidade entre os grupos sanguíneos materno e fetal, geralmente os antígenos Rho(D).

O que pode causar a eritroblastose fetal?

A eritroblastose fetal resulta classicamente da incompatibilidade aos antígenos Rho(D), que pode se desenvolver quando uma mulher com tipo sanguíneo Rh negativo engravida de um homem Rh positivo e concebe um feto com sangue também Rh positivo, às vezes resultando em hemólise.

Como ocorre a complicação da eritroblastose fetal e como pode ser diagnosticado o risco para o feto?

A Eritroblastose fetal é causada pela incompatibilidade sanguínea do Fator RH entre o sangue materno e o sangue do bebê. O problema se manifesta durante a gravidez de mulheres RH negativo que estejam gerando um filho RH positivo. Para que isso aconteça, o pai da criança precisa necessariamente ter o Fator RH positivo.

Quando ocorre a incompatibilidade sanguínea?

Ela se manifesta quando há incompatibilidade sanguínea referente ao Rh entre mãe e feto, ou seja, quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo. Quando isso acontece durante a gestação, a mulher produz anticorpos anti-Rh para tentar destruir o agente Rh do feto, considerando intruso em seu sistema.

O que acontece na eritroblastose fetal?

A eritroblastose fetal é causada pela incompatibilidade sanguínea entre mãe e feto relacionada ao fator Rh e ocorre quando o sangue materno apresenta Rh- e o do filho, Rh+.

Quais os riscos existentes para os filhos Rh positivo de mães Rh negativo?

Uma doença com nome difícil pode entrar em cena: a Eritroblastose Fetal. Se o bebê herdar o Rh positivo do pai e o sangue deste bebê entrar em contato com a corrente sanguínea da mãe, o sistema imunológico materno pode reagir como se o feto fosse um “invasor” e produzir anticorpos contra o fator Rh dele.

Por que a eritroblastose fetal é uma doença que se manifesta nos fetos somente após a primeira gestação?

Pelo fato de que no primeiro contato, ainda não existe a produção de anticorpos contra os antígenos da mãe, e por conta disso, a mãe pode produzir antircorpos contra o organismo do filho, gerando a eritroblastose fetal.

Qual o melhor tipo de sangue para engravidar?

Em relação a fertilidade, não existem evidências de que casais com tipos de sangue iguais ou diferentes entre si sejam mais ou menos férteis. Já em relação a gestação, quando a mulher é negativa e o homem é positivo, existe a chance do bebê ser positivo.