A Nutrição funcional baseia-se em 5 pilares principais:
Nutrição adequada é a ingestão de uma dieta equilibrada para que seu corpo possa assimilar os nutrientes necessários para uma boa saúde. A cada dia, o corpo humano se renova, isto é, renova seus músculos, sua matéria óssea, sua pele e seu sangue.
O fato de ter hábitos alimentares saudáveis garante uma redução significativa dos riscos de doenças, aumento da expectativa de vida, promovendo o bem-estar e longevidade.
Geralmente acontece, quando comemos algo não saudável, pode ocorrer uma sensação de peso e inchaço no estômago. Por outro lado, não comer alimentos suficientes também pode ter um impacto negativo na sua saúde.
Ao ficar sem comer até 24 horas, o corpo começar a fazer cetose. Ou seja, ele passa a queimar gordura para conseguir funcionar normalmente. Além disso o humor passa a ficar mais irritadiço e, depois desse período, é provável que desmaios passem a acontecer.
Opte por alimentos in natura ou minimamente processados A alimentação baseada nestes alimentos inclui a ingestão de grãos diversos, tubérculos e raízes, legumes e verduras, frutas (no mínimo, três porções diárias), leite, ovos, peixes, carnes, oleaginosas sem sal ou açúcar, ervas frescas, chás e água.
A campeã na categoria “melhor dieta em geral” para 2020 é a mundialmente conhecida dieta mediterrânea. Vale lembrar que ela também é indicada para quem quer apenas ter uma alimentação mais saudável e balanceada, com maior legumes, verduras e frutas, por exemplo.
A alimentação saudável pode ser definida por três princípios básicos: variedade, moderação e equilíbrio. Variedade: é importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos; a qualidade dos alimentos tem que ser observada.
Uma dieta equilibrada e nutritiva deve ter cinco características essenciais: Adequação da dieta para as necessidades do corpo naquele momento; qualidade, com a variedade de alimentos que satisfação as necessidades do corpo com alimentos nutritivos; quantidade suficiente para atender às necessidades do organismo; ...
Alimentos adequados para comer à noite - Legumes e verduras; - Frutas com menor teor de açúcar e mais gordurosas como abacate e castanhas; - Bebidas vegetais sem açúcar; - Fonte de proteínas mais magras como o filé de peito de frango, peixes e ovos.