Misture a areia e o cimento primeiro e, em seguida, misture a água aos poucos até obter uma massa homogênea e cremosa. Outras opção de como fazer o cimento queimado é utilizando massa corrida, massa acrílica ou textura pronta para cimento queimado. Se quiser uma cor diferenciada, você pode pigmentar a sua massa.
A técnica consiste basicamente em misturar a massa corrida com a água e depois adicionar o pigmento. O passo seguinte é só passar a mistura na parede. São duas demãos (com intervalo de mais ou menos quatro horas) e ao final, quando estiver tudo bem sequinho, é preciso lixar.
Modo de fazer:
Como pintar uma parede nova, ou seja, apenas no reboco?
Com uma lixa grossa de n° 120 lixe bem a parede e remova toda a poeira ou sujeira que impeça uma boa pintura. Misture 10% de água no selador acrílico, conforme indica o fabricante, e aplique uma demão sobre o reboco. Prepare a tinta acrílica, conforme indica o fabricante, e aplique-a diretamente no reboco.
Veja como fazer isso.
Antes de pintar uma parede com mofo é importante limpá-la com água sanitária e sabão neutro. A dica é borrifar água sanitária na parede, aguardar alguns minutos – a mancha tende a reduzir e clarear sozinha com o produto – e só então passar uma esponja macia com sabão.
Confira, a seguir, o passo a passo para aprender como pintar parede já pintada.
Em alguns casos, antes de aplicar a tinta, é necessário limpar a superfície mofada. A dica é usar uma solução de cloro (diluído em 50% de água) ou água sanitária, enxaguar e esperar secar. Se houver problema de infiltração e umidade, é recomendado usar impermeabilizantes na superfície.
Ou seja, áreas com marcas de bolor e presença de mofo podem e devem receber a tinta apropriada. Porém, é preciso remover todo o mofo da superfície antes da sua aplicação. Para isso, passe um pano umedecido com uma solução de água com água sanitária na proporção de dois para um.
O mofo também pode se propagar devido à umidade. Uma dica para evitá-lo, segundo a engenheira consultada, é esfregar as paredes com uma escova de cerdas mais resistentes para retirar o bolor. Em seguida, deve-se passar água sanitária, deixar por alguns minutos e lavar a parede.
Use uma mistura de água sanitária e água para remover as manchas e mofos causados pela umidade, abra todas as janelas e, se desejar, coloque também um ventilador para ajudar a secar as paredes após a limpeza. É importante que elas sequem bem para que o bolor não retorne.
Um dos produtos indicados para esse tipo de impermeabilização é o Denver Barra Seca. Já para o outro tipo de parede interna que utiliza tijolos furados, a indicação é pela argamassa polimérica, esse produto precisa ser preparado adequadamente conforme as instruções do fabricante, para somente depois ser aplicado.
Qual o melhor revestimento para parede interna com umidade?
Tanto em placas que podem ser colocadas diretamente na parede com cola de contato quanto dentro da estrutura da construção, os painéis de EPS Isopor® não absorvem água e por isso, impedem todo tipo de umidade. Além disso, não proliferam fungos ou bactérias, eliminando completamente a possibilidade de mofo.
Sim! Principalmente quando a umidade é na parte interna da parede, ou seja, algo muito perigoso e que precisa ser corrigido imediatamente. ... Somente após a certeza do problema de umidade corrigido que pode ser assentado seu papel de parede sem algum problema.
Mas o uso do gesso requer cuidados, pois é um material extremamente sensível a água e portanto seu uso deve ser feito em locais secos e bem protegidos contra umidade, chuva e outras formas de contato com água.
“Para aplicar o sistema drywall em áreas molhadas, é indicado usar chapas de gesso resistentes à umidade, chamadas de chapa verde, feitas com aditivo hidrofugante”, elucida o arquiteto Fagner Mendes Gava, do escritório FMG Arquitetura e Conceito. Cabe ao aditivo aumentar a resistência das placas ao contato com a água.
Para isso, o produto que deve ser utilizado no gesso é hidrofugante, para repelir a água e possibilitar seu uso em quaisquer áreas úmidas e molhadas.
Mas, para ter certeza, procure auxilio de um profissional para avaliar o local, e se realmente for constatado umidade, faça a correção na estrutura danificada, seguida de uma limpeza no seu gesso bem fina com cloro, em pano umedecido (não enxarcado) , lixe e passe uma nova mão de tinta.
Caso seja necessário nivelar a superfície para corrigir imperfeições, utilize massa corrida (onde não tenha contato com água ou vapor) ou massa acrílica; aguarde a secagem de 4 horas, passe lixa para nivelar, remova o pó e aplique a tinta para acabamento ou a própria tinta para gesso diluída a 20% com água.
O feltro é especialmente recomendado para a proteção da base das peças de gesso. A base da peça de gesso deve ser pintada e envernizada antes de ser colado o feltro, para que o gesso fique mais resistente e a peça tenha mais durabilidade. Se decidir não forrar a base da peça, será necessário pintá-la e envernizá-la.
NÃO MOLHAR O GESSO : O gesso não é à prova de água, portanto, precisa ser protegido na hora do banho. Uma boa ideia é colocar um saco plástico ou enrolar magipack no gesso, para evitar que se molhe. Se isso não for possível, então nada de banho de chuveiro.
Gesso é o tipo de material delicado, que normalmente absorve sujeira, fica encardido, mofado e com coisas parecidas. Para evitar que isso aconteça, o ideal é que você o limpe 1 vez ao mês, somente com um pano seco ou uma flanela de limpeza. O grande lance é evitar, com todas as forças, qualquer tipo de umidade!
O gesso não pode molhar. O gesso pode ser resistente a água, porém a proteção de algodão interna, uma vez úmida provoca maceração da pele.
O gesso é um ótimo material para vasos. É fácil de moldar em formatos originais, é relativamente leve e assenta bem as cores. No entanto, embora durável, o material é muito poroso. Com o tempo, a água do seu regador ou da chuva vai desintegrá-lo e expor as raízes da planta.
Aplique uma camada de tinta PVA amarela (ou com a cor de sua preferência). Deixe secar. Aplique o spray dourado (ou com a tonalidade de sua preferência). Deixe secar.
Você vai utilizar pó de gesso, que é bem fácil de encontrar em lojas de construção ou artesanato, e misturar com água até obter uma consistência pastosa, que você consiga aplicar no vaso com a mão ou um pincel. Misture só um pouco por vez para não desperdiçar material, já que o gesso seca muito rápido.
Pegue um prego, um martelo, e vá em frente. :-) A menos que seja um vaso especial, ou que você já esteja com a furadeira na mão. Então use a broca de aço rápido. Antes de usar, marque o lugar onde será feito o furo com prego e martelo, regulando a furadeira na velocidade lenta.