ERRAR É APRENDER. Todo erro já é um aprendizado. Ao sermos capazes de identificar algo como “errado”, seja um erro nosso ou fora da gente, a percepção se transforma. Quando a percepção se transforma, ampliamos nosso terreno conhecido, isto é, aprendemos.
Se alguém erra na nossa frente, é muito fácil culpar, punir e tirar disso um sentimento de que a justiça foi feita. Se somos nós errando, melhor que ninguém perceba. Se o flagrante é inevitável, então a situação pode até atingir extremos de raiva, frustração. Relações podem terminar.
Como pedir desculpas adequadamente
O que fazer antes de pedir desculpas Prefira “me ajude a entender o que eu disse para que eu possa corrigir a situação” ou, simplesmente, “o que eu fiz?”. Não se vitimize: seja mais realista e não se culpe por ter dito algo inapropriado. Não comece dizendo “não acredito que eu disse isso. Sou uma pessoa terrível”.
Mensagem para Pedir Desculpa
Comece dizendo à pessoa que você fica grato por ela pedir desculpas e tentar reparar a situação. Até um "Obrigado por se desculpar" ou "Fico feliz com o seu pedido de desculpas. Obrigado" já serve. Seja sincero na hora de ouvir o que a pessoa diz.
Peço desculpas pelo constrangimento que lhe causei! Peço desculpa, meu amor, se às vezes falo sem pensar. Há coisas que digo e ferem você, mas nunca é minha intenção magoar. Reconheço que cometo alguns erros e por isso vou, a cada dia que passa, tentar ser alguém melhor.
Peça desculpas por telefone. Ligue para seu amigo, seja sincero e faça o que faria pessoalmente: assuma sua responsabilidade, peça desculpas, prometa não fazer de novo, peça perdão, etc. Pode ser um pouco mais difícil porque você não conseguirá ver como ele realmente está se sentindo.
“Me desculpe pelo que eu falei.” “Eu devo a você um pedido de desculpas pela forma como agi.” “Preciso me desculpar pela maneira que tratei você.”...Assuma a responsabilidade.
Você é a minha melhor amiga, tantos são os momentos vividos, muitas alegrias, muitas aventuras, algumas brigas e agora isto. Me perdoa, por favor! Você sabe o quanto é importante para mim, o quanto preciso da sua amizade.
Peço desculpa, meu amor, se na tentativa de demonstrar o que sinto acabei por sufocar você. Reconheço que às vezes me descontrolo com meu ciúme e acabo por falar e agir sem pensar. Se em algum momento ofendi ou magoei você, acredite que não foi propositado.
Me desculpe, me perdoe o descontrole! Sei que não tenho razões para me sentir tão insegura, e estou tentando melhorar. Só peço um pouco mais de paciência e compreensão. Sei que posso ser difícil de lidar, mas eu amo muito você e tudo vou fazer para melhorar, prometo!
Eu lhe peço desculpas, eu lhe peço perdão. Sim, eu sei, foi minha culpa, mas não sei controlar essa minha obsessão. Sinto ciúmes, mas não tenho o direito de duvidar do seu coração. Você é tão linda, tão perfeita que muitas vezes não acredito que eu tenha a sorte de ter você para mim.