O narrador se sente admirado, atônito. 4 – Para Riobaldo, Diadorim era uma pessoa que se diferenciava das outras. ... 5 – O amor que sentia por Diadorim ia se transformando e causando-lhe conflito.
“Grande Sertão: Veredas” é uma narrativa do pós-modernismo brasileiro (geração de 45). ... Riobaldo assumiu então a direção do grupo que restou, tomando como braço direito “o seu Diadorim”. Buscando justiça e vingança, Riobaldo se propõe a dar a alma ao diabo em troca de encontrar e matar Hermógenes.
Diadorim se veste de homem justamente porque a condição feminina naquela época era complicada. Ela não podia se dedicar a explorar o sertão, como queria, porque apenas homens poderiam fazer isso.
Cenário. A obra se passa no sertão brasileiro, em área que acredita-se, corresponda a parte dos estados da Bahia e de Minas Gerais. Apenas alguns lugares citados no livro são reais, sendo boa parte fruto da imaginação do autor.
Locutor se refere a uma pessoa falante, podendo ser qualquer emissor ou apresentador. Interlocutor se refere a um colocutor, ou seja, a qualquer pessoa que fala com outra.
Riobaldo em "Grande Sertão Veredas" pode ser apresentado como um velho fazendeiro, que apresenta ao leitor a sua experiência de vida, valendo-se assim de seu modo de narrar. O modo com que expõe os acontecimentos seguem uma linha confusa, haja vista que o personagem tem dificuldade de organizar as suas memórias.
Imersão, realismo e brutalidade são as sensações que o leitor tem do combate a partir da sua descrição na obra Grande Sertão: veredas, obra do autor Guimarães Rosa.
Segundo o narrador, todo mundo precisa de religião para “desendoidecer”. Nesse contexto, o papel da religião é o de orientar as pessoas para um equilíbrio maior, de modo que não sofram tanto e evitem fazer os demais sofrer.
Assim que explicita sua indagação inicial, Riobaldo conta a história de um homem chamado Aleixo. Resuma essa história. > Por que Aleixo é apresentado como “o homem de maiores ruindades calmas que já se viu”?
A oposição entre os valores religiosos e a perversidade de Maria Mutema, que mata o marido e faz chantagem emocional com o padre, dizendo que matou por estar apaixonada por ele.
Que frase do fragmento 1 mostra que o interlocutor de Riobaldo é um homem da cidade, letrado, que tem conhecimento das coisas? Resposta: A frase é: "No que narrei, o senhor talvez até ache mais do que eu, a minha verdade". Eu conheci!
Não ri, não ama, não tem graça, é análogo ao seu diabo. A diferença é que não ataca apenas o pensamento, ataca os olhos, os ouvidos… as raízes, as crenças, a existência toda.
Ao longo de todo o romance, são incontáveis as vezes que Riobaldo se dirige ao seu interlocutor, chamando a sua atenção, tratando-o por “o senhor”, pedindo-lhe que “mire veja”, etc. O papel deste destinatário, contudo, não se esgota no simples ouvir.
4. Como se revela ao leitor, no fragmento 2, que a vida de Riobaldo continua, apesar da morte de Diadorim? Resposta: Nesse fragmento, o narrador-personagem relata o reencontro com Otacília, uma moça a quem ama e com quem se casa.
locução adverbial Pelo avesso. Do lado contrário (calçar as meias pelo avesso); muito mal, em desordem (todos os seus negócios estão pelo avesso). Etimologia (origem da palavra avesso).
a·ves·sas |é| Aquilo que é contrário ou oposto. (Usado na locução adverbial às avessas.) Do avesso; ao contrário.
Significado de Averso adjetivo Antagônico; que está ou se apresenta contrariamente a; que é contrário a.
adjetivo Invertido; contrário ou oposto ao sentido ou direção natural das coisas: quando refletidos num espelho, os objetos aparecem em sentido inverso. Cujos termos ou elementos não estão dispostos na ordem direta, ou lógica: ordem inversa de uma frase. Razão inversa, v.
Se você consultar o dicionário (link nas fontes), verá que "inverso" vem do latim "inversu" e significa, claro, invertido, de cabeça para baixo; e "reverso", que também vem do latim "reversu", significa revirado, do lado oposto. Portanto, faz sentido chamar 1/a de inverso de a.