Seus isótopos mais conhecidos são o prótio, o trítio e o deutério. Deutério: é um isótopo pesado e estável, possui apenas um nêutron e um próton em seu núcleo, sendo geralmente utilizado em processos de fusão nuclear. O seu nome deriva do grego "deuteros" e significa "segundo".
Isótopos são átomos que possuem a mesma quantidade de prótons no núcleo (mesmo número atômico), mas diferentes números de massa. Por exemplo: O cálcio apresenta-se de modo mais abundante como sendo 20Ca40, ou seja, ele possui 20 prótons e 20 nêutrons, totalizando 40 como número massa.
* Isóbaros: Átomos que possuem o mesmo número de massa (A), mas diferentes números atômicos (Z). Os exemplos a seguir são isóbaros, pois todos possuem o número de massa igual a 40: 2040Ca, 1940K, 1840Ar. * Isoeletrônicos: Átomos ou íons que possuem o mesmo número de elétrons.
O uso mais difundido é a produção de bombas atômicas, mas urânio enriquecido também serve a fins mais pacíficos. O metal é um importante gerador de energia elétrica e é usado como combustível em reatores que ajudam desde propósitos médicos (no tratamento de alguns tipos de cânceres) até o mercado agrícola.
Urânio é o combustível que alimenta as usinas nucleares de Angra I (já em operação) e Angra II. Graças a eles, juntas, as duas usinas produzirão energia elétrica que iluminará as casas e moverá as indústrias de grande parte do país.
A energia nuclear é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido. A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo.
O uso da tecnologia nuclear é bastante variado. Na medicina, por exemplo, a radioatividade é usada no tratamento de câncer e no diagnóstico de doenças a partir do chamado raio-X. ... Já na indústria, os materiais radioativos podem ser usados, por exemplo, para medir a espessura de folhas de papel ou de tecido.
Inicialmente, a Energia Nuclear foi utilizada para fins militares, gerando experiências catastróficas como em Hiroshima e Nagasaki. Entretanto, atualmente, esse tipo de energia vem sendo utilizada, principalmente, para fins pacíficos. ... Na medicina, a tecnologia nuclear é utilizada na cura ou prevenção de câncer.
Energia nuclear eh um dos tipos de produção de energia mais limpos que existe. Além de ser muito eficiente. ... Mais limpos não né, tem os resíduos nucleares ou lixo tóxico como preferir que tem que ser armazenados em galões e guardados pro resto da vida.
No início do século 20, em 1938, uma equipe de pesquisadores alemães descobriu a fissão nuclear. Naquela época, estávamos no limiar da Segunda Guerra Mundial. A reação que atualmente é usada em todas as usinas nucleares para gerar eletricidade.
Energia nuclear é toda a energia associada a mudanças da constituição do núcleo de um átomo, por exemplo, quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio 235, dividindo-o, parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor. Esse processo é denominado fissão nuclear.
A energia elétrica funciona através da conversão de energia por meio de diversos combustíveis, sejam eles gerados pela força da água, do vento ou pela luz solar. ... Como é o caso da energia solar fotovoltaica, que realiza a captação da luz do sol e a converte em eletricidade de modo limpo e renovável.
Numa usina nuclear, como numa central térmica, transforma-se a energia calorífica de um combustível em energia mecânica e, esta, em elétrica. O calor produzido vaporiza a água. O vapor passa por uma turbina, que aciona um gerador, produzindo a energia elétrica.
Em termos de fontes energéticas, a energia nuclear consiste na produção de eletricidade a partir do processo de fissão nuclear e, em consequência, da reação de fissão nuclear em cadeia, o que libera uma grande quantidade de calor (energia térmica).