Como ensinar ética? Em 1º lugar, a escola precisa comunicar com clareza quais são seus valores e regras como instituição, em 2º seus colaboradores, professores e direção, irão transmitir por meio do exemplo, suas atitudes e comportamentos como profissionais.
A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA CIDADANIA NO BRASIL. Partindo do conceito de cidadania desenvolvido pelo sociólogo T.H Marshall (1967), temos que o cidadão pleno é entendido como o que possui amplo gozo de direitos civis, políticos e sociais.
O Brasil era monarquista e conservador. A Constituição de 1824 estabeleceu os direitos políticos dos cidadãos e definiu quem teria o direito de votar e quem poderia ser eleito. Apenas os homens com renda mínima de 100 mil réis e maiores de 25 anos poderiam votar.
A cidadania esteve e está em permanente construção. É um referencial de conquista da humanidade por meio daqueles que sempre buscam mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletiva e não se conformando frente às dominações, seja do próprio Estado, seja de outras instituições.
Resposta. Resposta: Através da criação de novos meios de acessibilidade e educação à todas as pessoas, seja com uma baixa renda salarial ou seja portadora de alguma doença física, usando novas formas de engajamento social ou individual haverá uma cidadania boa a todos, sem exclusão.
Resposta. Resposta: Cidadania é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. A cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la, de poder votar em quem quiser sem constrangimento, de praticar o exercício pleno dos direitos civis, políticos e sociais.
“Ser cidadão é estar dentro de algum processo, usufruir de um conjunto de benefícios, ... participar dos ganhos que uma sociedade produziu, sejam eles políticos, sociais ou. econômicos.
Cidadania é um conceito que se refere à condição de pertencimento de uma pessoa à comunidade de um país. A consequência desse pertencimento são os direitos e deveres civis, políticos e sociais, que são assegurados ao cidadão pela Constituição Federal.
“Ser cidadão é estar dentro de algum processo, usufruir de um conjunto de benefícios, par-ticipar dos ganhos que uma sociedade produziu, sejam eles políticos, sociais ou econômicos. ...
Resposta. Porque essas pessoas acabam se sentindo oprimidas por tanto preconceito que existe em nossa sociedade atualmente. Por isso elas acabam se isolando e não exercem sua cidadania.
Vê-se claramente que apenas o acesso às mídias e tecnologias de informação e comunicação não é suficiente para assegurar aos cidadãos a efetivação de seus direitos e o exercício de uma cidadania plena, no entanto, o não acesso agrava ainda mais o quadro de exclusão e desigualdade social.