Força endógena é aquela que vem de dentro da terra (solo) ex: vulcanismo (vulcões) são forças que alteram estrutura da terra por dentro. Forças exógenas são aquelas que vem de cima do solo a exemplo da chuva, dos ventos, luz etc. que alteram a estrutura da terra na sua parte externa - a forma que vemos.
Pode-se dividir o intemperismo em duas partes: INTEMPERISMO MECÂNICO, INTEMPERISMO QUÍMICO e INTEMPERISMO BIOLÓGICO. INTEMPERISMO MECÂNICO é a forma mais comum de intemperismo, sendo causada pela aplicação de várias forças físicas, que causam a desintegração de rochas em pedaços menores.
Intemperismo
O intemperismo e a erosão são as fases iniciais desse grande processo geológico. Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.
O intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. ... As rochas, então, sofrem um processo de decomposição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura, pluviosidade e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais.
Os fatores que controlam o intemperismo são: o clima, o material parental, a biosfera, o relevo e o tempo. ... Os fatores que controlam o intemperismo correspondem ao conjunto de elementos naturais que interferem ou determinam a forma e a intensidade de ocorrência dos processos intempéricos.
Quando uma rocha decompõe-se e o seu material transforma-se em argila pela ação da água, temos aí um exemplo de intemperismo químico. O intemperismo físico ocorre quando há uma desagregação ou quebra das partículas de rochas, sendo que as suas estruturas fragmentam-se em pequenos sedimentos.
Quando as rochas presentes na superfície entram em contato com elementos atmosféricos (vento, chuva, temperatura), com a hidrosfera (água em seus estados) e com outros seres vivos, elas sofrem a interferência destes, culminando em processos de desgastes e transformações no material original, esse processo é denominado ...
As rochas sedimentares são constituídas pelo acúmulo de partículas vindas de outras rochas (magmáticas, sedimentares ou metamórficas) que sofreram intemperismo – conjunto de processos operantes na superfície terrestre que ocasionam a desagregação e decomposição dos minerais das rochas.
As rochas que sofrem o intemperismo perdem sua coesão e passam a ser erodidas e transportadas por diferentes agentes (água, gelo, vento, gravidade) até sua sedimentação em depressões da crosta terrestre, denominadas bacias sedimentares.