O tecido adiposo é responsável pela síntese de leptina, um hormônio participante da inibição da fome via hipotálamo. O excesso de peso na obesidade eleva a síntese hormonal dos adipócitos e, consequentemente, os níveis plasmáticos de leptina.
O fato interessante é que a redução da ingestão calórica estimula a produção de grelina. Por isso, mesmo após 12 meses de dieta hipocalórica, seu nível ainda é alto. Essa é uma das razões pelas quais dietas de baixa caloria não funcionam a longo prazo.
Algumas formas simples de reduzir e normalizar os níveis de leptina alta e reduzir a resistência a esse hormônio, contribuindo para a perda de peso são:
Para sair do efeito platô, é importante adotar novos hábitos no dia a dia, como:
Quando o peso estaciona é o que chamamos de efeito platô da dieta. Ele pode durar dias ou semanas, e sim, pode acontecer mesmo com você fazendo tudo certo.
Não conte com a ciência para impedir o momento, não há literatura científica conclusiva sobre isso, alerta o especialista. Pode ser que o jejum intermitente não funcione para você perder peso, porque é uma modificação de hábitos intensa demais para você.