Fluxo reverso: pensando no meio ambiente Dessa forma a cadeia de suprimentos se amplia, mas também se fecha. Pois, uma vez que os canais formam ciclos, fazem com que os materiais retornem a etapas anteriores da cadeia para o seu processamento em uma nova utilização, por meio da reutilização ou reciclagem.
A logística reversa pós-consumo é o sistema que tem ganhado força nos últimos anos, uma vez que tornou-se obrigatória para alguns setores devido à Lei Caracteriza-se pela coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação adequada) de produtos e seus resíduos após o descarte do consumidor final.
A logística reversa de pós-venda se caracteriza pelo retorno dos produtos vendidos que não foram utilizados ou tiveram pouco uso, diferentemente da logística reversa pós-consumo, que é aquela necessária quando o ciclo de vida do produto acaba.
Na logística reversa pós-venda, o produto em questão retorna à cadeia de distribuição antes de ter sido usado pelo consumidor ou em casos de pouco uso, seja pela identificação de defeito ou por algum erro no processamento do pedido, por exemplo.
A logística reversa de resíduos (LRR) pós-consumo é a área de atuação da logística reversa responsável pela gestão e operacionalização dos fluxos físicos e de informações correspondentes aos bens descartados depois de finalizada sua utilidade original pelo primeiro possuidor, retornando ao ciclo de negócios ou ao ciclo ...
Bens de pós-consumo são os produtos ou materiais constituintes cujo prazo de vida útil chegou ao fim, sendo assim considerados impróprios para o consumo primário, ou seja, não podem ser comercializados em canais tradicionais de vendas.
A logística reversa pós-consumo é um processo em que determinados bens voltam à cadeia de produção após serem consumidos. A logística reversa pós-consumo é um processo que consiste no retorno, após o consumo, de determinados bens à sua cadeia de produção.
IMPORTÂNCIA E UTILIZAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA O objetivo principal da logística reversa é a gestão e a distribuição do material descartado tornando possível o retorno de bens ou materiais constituintes ao ciclo produtivo agregando valor econômico, ecológico, legal e de localização ao negócio.
O objetivo da logística reversa é tornar possível o retorno dos bens ou de seus materiais constituintes ao ciclo de negócios, através de sistemas operacionais diferentes, de acordo com cada categoria de fluxo reverso.
4. Comparação vantagem e desvantagem
No caso de bens de pós-consumo descartáveis, havendo condições logísticas, tecnológicas e econômicas, os produtos são retornados por meio do canal reverso de “Reciclagem Industrial”, onde os materiais constituintes são reaproveitados e se constituirão em matérias-primas secundárias, que retornam ao ciclo produtivo pelo ...
A idéia principal da Logística Reversa é a de agregar valor de alguma natureza às empresas, através do retorno dos bens ao ciclo de negócios ou produtivo. A natureza de valor agregado, ou recapturado, varia entre os setores empresariais e em seus diversos segmentos de negócios.
Neste caso, a logística reversa tem um papel crucial ao ser utilizada em conjunto com a análise do ciclo de vida, pois traz a possibilidade de reduzir os impactos apontados no final do ciclo de vida, quanto aos resíduos, tornando-os novamente matérias-primas.
Os canais de distribuição reversos de pós-consumo são compostos pelo fluxo reverso de produtos ou materiais constituintes que foram originados no descarte de produtos após o fim de sua utilidade original e que retornam ao ciclo produtivo através dos canais de reciclagem ou/e canais de reuso (LEITE, 2003).
O fluxo reverso trata da inversão dos fluxos, ele é a logística reversa, ou seja, o retorno de materiais ou produto, após a sua venda ou consumo, ao centro produtivo. O objetivo da utilização da logística reversa é reciclar, reparar ou recuperar produtos com avarias.
A logística reversa começa quando o produto é consumido e a partir daí passar por quatro etapas, segundo Staff (2005). ... É o retorno dos produtos que seriam descartados pelo consumidor e pela indústria , reduzindo os custos do processo e gerando novas possibilidades.
O nome mais correto para cadeia de suprimentos deveria ser redes de suprimentos. Uma cadeia pode envolver vários estágios como: – Clientes; – Varejistas; – Atacadistas/ distribuidores; – Fabricantes; – Fornecedores de matéria prima.