O objetivo do simbolismo era “libertar” a palavra de sua suposta escravidão referencial, dando-lhe vida própria (ela é um “símbolo”); ao mesmo tempo, ela deveria revelar valores mais profundos da realidade - e aqui está o liame que o movimento mantém com a vida ideológica.
As principais características do Simbolismo são elementos místicos e transcendentais, subjetividade, musicalidade e presença de figuras de linguagem como a sinestesia. Essas características do Simbolismo se referem a linguagem e ao estilo de escrita feitas pelos escritores simbolistas.
Significado de Simbolista substantivo masculino e feminino Adepto do simbolismo; poeta ou artista do movimento simbolista.
A poesia simbolista está repleta de misticismo e musicalidade, característica explorada, sobretudo, pelo uso das figuras de som (aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia) e ainda, pela escolha de temas como o amor, o tédio, a morte e a espiritualidade humana. ...
Os principais autores do Simbolismo brasileiro são Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens, Augusto dos Anjos e Emiliano David Perneta.
Já no Simbolismo português (1890-1915), os principais autores são:
Ao longo do século XX, grandes dramaturgos contribuíram para o teatro brasileiro, por meio de obras que moldaram a cultura nacional e foram além do palco.
Qual obra marcou o Simbolismo no Brasil Em 1893, o poeta brasileiro catarinense João da Cruz e Sousa (1861 – 1898), conhecido como Cruz e Sousa, Dante Negro ou Cisne Negro, publicou duas obras que foram consideradas o marco do Simbolismo no Brasil. Foram elas: Broquéis (1893, poesia) e Missal (1893, poemas em prosa).
No Brasil, o movimento simbolista teve como principais representantes Cruz e Souza (1861-1898) e Alphonsus de Guimaraens (1870-1921). Veja também: Parnasianismo e Simbolismo.
O simbolismo na Europa O movimento simbolista teve sua origem na França em meados do século XIX, e na literatura ele começou em 1857 com a publicação da obra As flores do mal, do poeta francês Charles Baudelaire.