Tem mais depois da publicidade ;) - PROCESSO IRREVERSÍVEL é aquele em que um sistema, uma vez atingido o estado final de equilíbrio, não retorna ao estado inicial ou a quaisquer estados intermediários sem a ação de agentes externos.
De forma geral alguns exemplos de transformações irreversiveis são: a compressão ou expansão restrita, a mistura de duas amostras da mesma substância no mesmo estado, o enferrujamento de aço, a queima de fogos de artificio.
Resposta. uma reação reversível é uma reaçãoquímica que pode ocorrer no sentido na qual reagentes se transformam em produtos e no sentido na qual os produtos se transformam em reagentes. Espero ter ajudado.
Reações irreversíveis são aquelas que ocorrem por completo, ou seja, até que pelo menos um dos reagentes seja completamente consumido. ... Nas reações reversíveis acontece exatamente o contrário, as reações direta e inversa ocorrem simultaneamente.
A dupla seta (↔) é a indicação de que um processo é reversível, sendo que a seta para a direita (→) corresponde à reação direta, enquanto a seta voltada para a esquerda (←) corresponde à reação inversa.
Uma reação química reversível ou, mais simplesmente, uma reação reversível é uma reação química que pode ocorrer no sentido na qual reagentes se transformam em produtos e a medida que se formam, regeneram os reagente iniciais.
À medida que a concentração dos produtos vai aumentando, a reação inversa tem início e os reagentes são novamente formados; a taxa de desenvolvimento da reação inversa vai aumentando também. Ao atingir o equilíbrio químico, à temperatura constante, as taxas de desenvolvimento das reações direta e inversa se igualam.
A velocidade da reação direta e inversa tornam-se iguais quando um sistema atinge o equilíbrio. ... Isto só ocorre quando o sistema se encontra fechado e neste caso dizemos que a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa, mas a reação não para de acontecer.
A reação da queima de um papel ou de um palito de fósforo ocorre completamente e de forma irreversível. Porém, existem reações reversíveis, ou seja, as reações direta e inversa ocorrem simultaneamente. Quando isso ocorre, podemos dizer que o sistema está em equilíbrio.
Princípio de Le Chatelier “Quando uma força externa age sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca, procurando anular a ação da força aplicada.”
O químico francês Henri Louis Le Chatelier criou uma das leis mais conhecidas da Química que prevê a resposta do sistema químico em equilíbrio quando exposto a uma alteração. ... “Quando um fator externo age sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca, sempre no sentido de minimizar a ação do fator aplicado.”
a) ( V ) Quando um fator externo age em um sistema em equilíbrio, o sistema desloca-se no sentido contrário para compensar o efeito produzido por esse fator. ... a) um sistema em equilíbrio não pode ser deslocado por fatores externos, tais como: pressão, temperatura e concentração dos reagentes e produtos.