A característica marcante que diferencia a raiz tuberosa do tubérculo é a presença de botões vegetativos (ou gemas), popularmente chamados de olhos. - Quanto à cebola e ao alho, esses são bulbos: estruturas subterrâneas formadas por folhas modificadas, chamadas catafilos, e caule.
Rizomas são caules subterrâneos que acumulam substâncias nutritivas. Em alguns rizomas ocorre acúmulo de material nutritivo em certas regiões, formando tubérculos. O gengibre, usado como tempero na cozinha oriental, é um caule tipo rizoma. ...
Neste tipo de raiz subterrânea, típica das dicotiledôneas, é possível detectar com clareza uma raiz principal distinta das raízes secundárias, como na ilustração abaixo:
Os rizomas são caules que apresentam gemas laterais e crescem sob a superfície do solo emitindo algumas folhas, como o gengibre e a samambaia. Os tubérculos são muito utilizados na alimentação porque armazenam substâncias nutritivas, como, por exemplo, a batata-inglesa.
Os caules aéreos podem ser dos seguintes tipos:
Existem quatro tipos de caules eretos, são eles: tronco, haste, estipe e colmo. O caule aéreo do tipo tronco pode ser visto em grandes árvores. Esses caules são muito desenvolvidos e geralmente são ramificados na parte superior.