A pessoa duvida constantemente da sua capacidade e, como mecanismo de defesa, se autoafirma como alguém superior. Essa necessidade de autoafirmação se manifesta através: da necessidade de se vangloriar dos seus feitos e vitórias. da necessidade de minimizar as conquistas dos demais.
“Os pais não devem ceder a essa necessidade de atenção. A criança tem de entender que o pai e a mãe têm uma vida além da relação com ela. Na hora de dormir, por exemplo, a mãe deve levar o filho para dormir no próprio quarto, e voltar para o seu próprio quarto”, exemplifica Sandra.
Quem sofre de complexo de superioridade, na verdade é uma pessoa muito insegura. Por mais que ela afirme o contrário, esta pessoa duvida de sua própria capacidade e das suas competências. Se sentir superior é, na verdade, um mecanismo para camuflar o seu sentimento de inferioridade.
Resposta. Resposta: A pessoa portadora de um Complexo de Superioridade está tentando compensar sensações de inferioridade que lhe são inerentes. Este termo foi criado pelo psicólogo Alfred Adler, discípulo de Freud, que posteriormente rompe com o mestre, e idealizador da Psicologia Individual.
Para alimentar seus ares de superioridade, é preciso que algumas pessoas o sigam e o obedeçam, senão, a sua estratégia afundará. Para isso, se destacarão com sua grande teatralidade e farão piada dos seus superiores para que os outros percebam quem é o verdadeiro líder.