À medida que as dores diminuem e o intestino volta a funcionar melhor, a dieta deve progredir para ter alimentos como arroz branco bem cozido, purê de batata, macarrão, pão branco e biscoitos sem fibras e sem recheio.
Evite o uso freqüente de laxantes que provocam contrações intestinais. Sempre consulte o seu médico sobre estes medicamentos. Faça exercícios com regularidade. Evite anti-inflamatórios, cigarro e bebida alcoólica.
O uso de laxantes deve ser evitado, especialmente durante as crises de diverticulite aguda, pois este tipo de remédios provoca o funcionamento excessivo do intestino, aumentando os movimentos da parede do órgão. Assim, caso exista dor e inflamação provocada pela diverticulite, os laxantes poderão piorar os sintomas.
O paciente com intestino irritável pode apresentar dor abdominal tipo cólica, empachamento após se alimentar, distensão abdominal, gases e alteração do hábito intestinal (diarréia e/ou constipação). O luftal pode ser usado em pacientes que apresentam gases. Procure um gastroenterologista para a sua avaliação adequada.
Não há contra indicação para uso do Minilax em pacientes que tenham doença diverticular. Durante o episódio de diverticulite (inflamação dos divertículos), no entanto, mantemos repouso intestinal e só deve ser usado com orientação médica.
Supositório de Glicerina (glicerol) é um laxante indicado no tratamento e/ou prevenção da prisão de ventre e tem a finalidade de provocar a evacuação. Supositório de Glicerina Adulto: indicado para estimular o hábito regular de 1 evacuação diária.
A dose recomendada é de 1 a 2 supositórios por dia, mas só deve ser usado em crianças com idade superior a 2 anos.
Bebês e crianças A dose recomendada é de apenas 1 supositório por dia, durante o tempo recomendado pelo médico.
Crianças pequenas , principalmente antes dos 6 meses, que apresentam prisão de ventre devem ser avaliadas pois nessa idade habitualmente as crianças têm fezes pastosas. O uso recorrente de supositórios ou minilax pode atrapalhar o processo de aprendizado da criança ao mecanismo de evacuar.
Bebês. Introduzir o supositório por via retal, pela parte mais afilada. Pode-se deixar o supositório de glicerina atuar de 15 a 30 minutos. Não é necessário que o produto se dissolva completamente para que produza o efeito desejado.