Agora que você já sabe o percentual, faça o seguinte cálculo para encontrar os juros: saldo do rotativo (multiplicado) pela taxa de juros. Exemplo: R$ 704,00 x 14,72 = R$ 103,62. Para saber qual será o saldo devedor na próxima fatura, calcule: saldo rotativo (somado) ao juros rotativo.
O cliente pode escolher entre fazer o pagamento total, mínimo ou parcelado da fatura. Se optar pelo mínimo, entra no rotativo do cartão. O cliente continua com as três opções de pagamento da fatura: total, mínimo ou parcelado. Se optar pelo mínimo, entra no rotativo do cartão.
Caso você não pague o mínimo da fatura, esse valor cai no rotativo do cartão. Após 30 dias, ou você paga o valor total, ou é preciso pegar um empréstimo para quitar a pendência. Alguns bancos disponibilizam o parcelamento do valor. Aí se você não conseguir pagar as parcelas, seu nome pode ser negativado.
5 anos
Ao pagar menos do que 15% do valor total da sua fatura, ela será considerada uma fatura em atraso e sobre o valor total será cobrado multa por atraso e juros por atraso. Além disso, automaticamente você começa a usar o que chamamos de crédito rotativo e por ele, são cobradas taxas por cada dia de atraso da fatura.
O processo de cobrança judicial em si funciona da seguinte maneira: Ao identificar que o consumidor inadimplente insiste em não pagar a dívida, em alguns casos, mesmo após o uso de todos os meios de cobrança, o credor busca o Judiciário para cobrar os débitos.