TIPO C: No item TIPO C são apresentadas quatro alternativas (A, B, C e D), das quais somente uma é a alternativa correta. Esse é o item que é mais aplicado em quase todos as escolas, então já estamos bastante acostumados com ele.
As de marca são as objetivas. E as de responder são as dissertativas. Agora uma dica para não esquecer nem confundir: Lembre-se que a as questões objetivas tem a resposta completa e clara a pergunta ou seja tem uma resposta objetiva.
É você explicar o porque daquele sim ou daquele não que você respondeu. Exemplo: Você gosta de bolo de chocolate?
Perguntas fechadas são caracterizadas por fornecerem as possíveis respostas ao entrevistado, sendo que somente uma das alternativas é a resposta correta. Tipo de pergunta na qual o entrevistado responde livremente o questionamento, sem qualquer tipo de direcionamento.
Uma escala ordinal ou "ordenada" permite avaliar a atitude de um respondente em relação a um assunto específico usando um conjunto de respostas ordenadas.
Nesse tipo de pergunta, o respondente ordena as alternativas de acordo com uma escala, que pode ser em função da sua preferência ou outro fator que é determinado no questionário. Ela permite compreender valores relativos, mas não demonstra o grau de diferença entre as alternativas.
As escalas Likert são um tipo de escala para questionários, amplamente usadas para medir posturas e opiniões com um nível maior de nuance que uma simples pergunta de "sim" ou "não".
Item de Likert VS Escala de Likert Considerando que, se apresentarmos vários itens Likert e somarmos as pontuações de cada indivíduo pesquisado, teremos como resultado uma escala de Likert. Importante: Somente devemos somar as avaliações dos itens se os conteúdos forem similares.
A escala Likert costuma ser apresentada como uma espécie de tabela de classificação. Afirmativas são apresentadas e o respondente é convidado a emitir o seu grau de concordância com aquela frase. Para isso, ele deve marcar, na escala, a resposta que mais traduz sua opinião.
Como utilizar a escala Likert Para seguir a metodologia de uso, a dica mais recomendada é incluir pelo menos cinco categorias de respostas. As extremidades são frequentemente aumentadas para criar uma escala de 7 pontos adicionando “muito” ao topo e ao fundo da escala 5 pontos.
Inserir uma marca de verificação ou marca de escala no Word
A escala cartográfica
Ao escolher a escala, coloque a marca do zero sobre o começo da longitude do traçado que será medido. Caso a distância seja equivalente à linha da régua, significa que a medida corresponde a um metro. Para determinar a quantidade de centímetros, a medição é outra.
Por exemplo, se você precisa desenhar uma parede de 4 metros na escala 1 para 50, deve se lembrar que 1 cm da régua corresponde a 50 cm. reais. Como você quer desenhar 4 m reais, que equivalem a 400 cm, então temos: Portanto, a sua parede será representada com 8 cm.
- 1 cm no desenho corresponde a quantos cm no tamanho real? Escala 1:200 quer dizer que uma parte no desenho correspondem a 200 partes na realidade, ou seja, 1 cm correspondem a 200 cm na realidade, ou 2 m.
A escala de 1:50 significa que para cada 1 cm representado no papel, essa medida corresponde a 50 cm reais. Ou seja, a representação do apartamento será 50 vezes menor no papel (na planta) do que é na realidade.
A escala 1:125 é normalmente utilizada para representar plantas, cortes e fachadas de casas e edifícios. Essa escala não permite um grau de detalhamento muito alto pois a sua redução é bastante acentuada.
Exemplo: Um desenho de uma planta baixa de uma residência representado na escala 1:50, significa que em cada 1 cm no papel equivale a 50 cm na medida real ou 0,5 m (medida real da residência). A medida real da residência será cinqüenta vezes maior que sua representação em planta.
No caso de um desenho ou mapa, a escala é a relação entre as dimensões apresentadas no desenho e o objeto real por ele representado. Tanto as dimensões do desenho como do objeto real devem ser relacionadas utilizando a mesma unidade, para que seja possível realizar uma comparação na mesma grandeza.
Vamos dividir a grandeza total pelo tamanho da área útil do papel: onde 20m corresponde a 2000 cm e 400 mm é igual a 40 cm, temos 2000/40= 50 sendo assim usaremos a escala de 1:50. Se nosso objeto fosse de 80 m e a área útil do papel de 40 cm, logo nossa escala seria de 1:200.
Escolha uma razão/proporção para seu desenho em escala. Quando o primeiro número é menor que o segundo, trata-se de uma redução. Quando o primeiro é maior que o segundo, trata-se de ampliação. Quando reduzir imagens que são particularmente grandes, tenha em mente que o segundo número da razão também deve ser grande.