O desenvolvimento do sistema nervoso como um todo começa em 3 semanas, com a diferenciação celular que forma a placa neural ao longo do dorso do embrião, que se amplia e sofre uma invaginação dando origem ao tubo neural, cujo a cavidade interna é cheia de líquido amniótico, que se tornará o encéfalo e a medula espinhal ...
Desde que nascemos, a maturação do sistema nervoso possibilita o aprendizado progressivo de habilidades. À medida que uma determinada área cerebral amadurece, a pessoa exibe comportamentos correspondentes àquela área madura, desde que tal função seja estimulada.
O processo neuropsicológico mais importante relacionado com o córtex pré-frontal é a função executiva. ... Planejamento, tomada de decisão, controle inibitório, atenção e memória de trabalho são consideradas funções que podem ser classificadas como funções executivas, com uma ativação predominante do córtex pré-frontal.
Entre os alimentos que podem fazer bem para o cérebro estão as uvas, a sardinha, as castanhas do Pará, o azeite e o arroz integral, mas o médico alerta que algumas atividades como palavras cruzadas e ler livros também são eficazes (veja no vídeo acima).
43 anos
No cérebro, explica Louzada, a adolescência é uma etapa "tanto de mais vulnerabilidade quanto potencialidade". "É um período em que ganhamos algumas conexões neurais e perdemos outras, reforçando alguns circuitos. Construímos estruturas cerebrais que são importantes para toda a vida."২৫ মে, ২০১৯
Como o livro descreve os sentimentos e comportamentos no período da adolescência? (espera-se que associem aos trechos “as súbitas mudanças de humor”, “falta de interesse” e “tédio”, por exemplo). ... O livro afirma que o tédio teria um papel importante na formação do adolescente.
Durante a adolescência ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo. ... Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relação ao humor e comportamento. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período.
Mudanças repentinas e imprevisíveis de humor, às vezes acompanhadas de agressividade, são frequentes; mas, em sua maioria, representam a insegurança e a ansiedade diante de tantas situações novas, que geram dúvidas e provocam transformações.
Mudanças fisiológicas Estirões de crescimento. Aumento da sudorese. Aparição de problemas com acne. Nascimento dos pelos pubianos e pelos nas axilas.
A mudança comportamental significa alterar a sua forma de agir para alterar seus resultados. Por que mudar? ... Os nossos resultados estão diretamente ligados ao nosso comportamento, portanto o único caminho é comporta-se de acordo com o resultado que você quer, para isso o primeiro passo é: está pronto a mudar.
As mudanças e desequilíbrios hormonais, especialmente em mulheres, podem provocar alterações bruscas no humor. Isso ocorre porque os hormônios estão intimamente relacionados com as emoções. Quando os níveis hormonais oscilam, é bem provável que haja um impacto efetivo sobre o estado de espírito.
Para mudar um hábito indesejado, é preciso identificar a necessidade que ele sacia. Às vezes, o ataque à geladeira antes de dormir não é fome, mas ansiedade com a programação do dia seguinte, a agressividade com os colegas do trabalho nas reuniões pode ser necessidade de autoafirmação em um ambiente competitivo.
Como se muda um comportamento?
A maneira mais eficiente para influenciar alguém a agir e mudar é entender e aceitar a pessoa como ela é. Isso significa que você aceita as dificuldades dessa pessoa como parte da jornada, e você aceita isso, mesmo que você descorde com o comportamento dela.