O Hall da Fama Internacional de Natação diz que o inventor do movimento com os braços do nado borboleta foi o australiano Sydney Cavill, enquanto outros dizem que foi alemão Erich Rademacher, e outros ainda falam no estadunidense Henry Myers.
Esse nado, com batimento alternado das pernas e braços, foi criado na Austrália em 1893 e na olimpíada de Paris em 1900, o húngaro Zoltan Holmany nadou crawl na competição dos 200 metros livre.
de 1904
O nado borboleta é considerado por muitos como o mais difícil de ser aprendido e também é conhecido popularmente como golfinho. Ele surgiu na década de 1930 em decorrência do nado peito. Na época alguns atletas passaram a deslocar os braços para fora da água na hora de respirar, algo que não existia nas regras da Fina.
O registro mais antigo sobre a natação remonta a pinturas rupestres datadas de há cerca de 7000 anos. ... A natação fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em Atenas. Finalmente em 1902 Richard Cavill introduziu o estilo crawl e em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA).
A natação também foi utilizada como método de treinamento para soldados. Já como esporte, só começou no início no século XVII ainda na Grécia Antiga. A prática de competição iniciou na Europa em 1800 no estilo bruços e a modalidade crawl só teve início em 1902 por Richard Cavill.
1897
O primeiro estilo de natação empregado era uma braçada de peito executada de lado. Inicialmente os dois braços se movimentavam dentro da água, mas depois, para diminuir a resistência da água, passou-se a levar um dos braços à frente pela superfície, num estilo que recebeu o nome de single overarm stroke.
Conheça os quatro estilos da natação: crawl, costas, borboleta e peito
A natação pura, também conhecida por natação desportiva, é a prática da natação de competição em piscina, envolvendo os quatro estilos básicos: crawl, bruços, costas e mariposa.
O medley é a junção dos quatro estilos da natação: crawl, costas, peito e borboleta (clique em cada estilo para ver mais detalhes). ... Nas provas individuais a ordem que os nadadores encaram são borboleta, costas, peito e crawl. Para fazer uma prova de medley os atletas precisam traçar estratégias eficientes.
Nas provas de revezamento medley, os atletas nadam os quatro estilos na seguinte ordem: costas, peito, borboleta e livre. Na medida em que completam a prova, saem para o próximo nadador. Cada estilo deve respeitar suas respectivas regras.
O termo revezamento medley engloba uma variedade de provas de estafetas ou revezamento do atletismo, nas quais os integrantes das equipes percorrem distâncias diferentes. Cada equipe é composta por quatro integrantes.
As técnicas mais utilizadas são: Francês, Alemão, Passagem visual e Passagem não visual.