A polarização elétrica ocorre quando na matéria que se encontra situada no interior de um campo elétrico (por exemplo, no interior de um condensador plano), os eletrões da superfície, relativamente aos núcleos atómicos, se deslocam em todo o corpo. Produzem-se assim deslocações de carga e a substância fica polarizada.
A polarização pode ser entendida como o processo de “filtrar” ondas, no qual elas são selecionadas de acordo com sua direção de vibração, após passarem por um material que serve como filtro, denominado de polarizador.
Não é possível eletrizar um isolante pela polarização, pois o processo de polarização não corresponde a um fenômeno de eletrificação. ... Além disso, o que ocorre uma diferenciação entre as partes constituintes dos materiais e a quantidade de carga dos mesmos, o que resulta na polarização desse isolante./span>
A polarização da luz ocorre quando a luz natural, que antes se propagava em todos os planos, passa a se propagar em um único plano. ... Essa luz é chamada de luz natural ou luz não polarizada. Na natureza existem substâncias que ao serem atravessadas pelos feixes de luz deixam passar apenas uma parte da onda luminosa.
Resposta. Resposta: Não, nenhuma onda de propagação longitudinal pode ser polarizada, apenas as eletromagnéticas de propagação transversal, como a luz visível./span>
A polarização é um fenômeno que pode ocorrer somente com ondas transversais, tipo de onda que possui propagação perpendicular à vibração. As ondas sonoras não podem ser polarizadas porque são ondas longitudinais, isto é, possuem a propagação paralela à vibração.
Entretanto, essa sensibilidade às alterações na frequência da intensidade sonora é pequena, fato que não possibilita ao ouvido humano captar as frequências sonoras dos ultrassons e dos infrassons, pois eles não estão na faixa de frequência auditiva percebida pelo ouvido humano, que é de 20 hertz a 20 000 hertz.
As ondas sonoras são ondas mecânicas com frequência entre 20 e 20.
As ondas sonoras são classificadas como ondas mecânicas longitudinais. Como ondas mecânicas entende-se ondas que necessitam de um meio material para se propagar. Como ondas longitudinais entende-se ondas cuja direção de oscilação é paralela a direção de propagação.
Classificação das Ondas – Tipos de Ondas
As denominações de “Ondas de Forma” em qualquer de suas variantes constituem um erro, pois não se trata realmente de ondas, por não terem caráter ondulatório. A forma apenas faz esta energia emergir, a concentra e emite. A energia catalisada pela forma está presente em todos os pontos do universo.