A proporção fenotípica 9 : 3 : 3 : 1 é o resultado do cru- zamento entre di-híbridos com segregação independente (Segunda Lei de Mendel), em que o número 9 indica a pro- porção de indivíduos com duas características dominan- tes; o número 3, indivíduos com uma característica domi- nante; e o número 1, duplos-recessivos ...
c ) A proporção fenotípica do cruzamento entre dois cavalos palominos (CR) é 1 (avermelhado) :2 (dourado): 1 (creme) e fenotípica é 1 (CC): 2(CR): 1 (RR), respectivamente.
Olá, tudo bem? O genótipo do animal preto heterozigoto é representado por AaBb, e do marrom com mãe amarela por aaBb. Dessa maneira, a proporção fenotípica esperada é de 3 pretos (37,5%), 3 marrons (37,5%) e 2 amarelos (25%).
A codominância ocorre quando os dois alelos expressam-se em heterozigose e, diferentemente da dominância incompleta, não é formado um fenótipo intermediário.
A codominância pode ser definida como uma situação em que organismos heterozigotos expressam ambos os alelos de um gene ao mesmo tempo. Não se percebe, nessas situações, relações de dominância e recessividade, pois ambos os alelos expressam-se integralmente.