O Ataré ou Pimenta da Costa, é um elemento bastante utilizado em inúmeros rituais do candomblé. O seu simbolismo provém da força que produz ao ser mastigada e também pelo facto de dar força à palavra da pessoa que a mastiga, aumentando o dom de profetização, tanto para coisas positivas quanto para negativas.
Significado de Pimenta-da-costa substantivo feminino Tipo de planta de origem africana cujas sementes apresentam um sabor picante (pimenta), geralmente utilizada como tempero e/ou condimento; malagueta, pimenta-da-áfrica. plural Pimentas-da-costa.
Como elemento serve para retirar energias negativas e firmezas, pois seu poder de esquentar simboliza o fogo no plano espiritual tornando-o essencial dentro da umbanda.
Muitas culturas utilizam a pimenta como amuletos da sorte, ou seja, contra as energias negativas, afasta os maus espíritos, o mau olhado e a inveja. Pés de pimentas plantados nas portas das casas simbolizam a proteção, a sorte e a prosperidade beneficiada pela presença da planta.
Para fazer o padê de Pombagira você vai precisar, primeiramente, de farinha de milho, mel, um recipiente (podendo ser um prato fundo de louça, um alguidar ou uma tigela de louça) cigarros brancos ou cigarrilhas, vela (toda branca ou toda vermelha) e uma bebida, sendo o espumante a bebida mais comumente ofertada .
Como elemento serve para retirar energias negativas e firmezas, pois seu poder de esquentar simboliza o fogo no plano espiritual tornando-o essencial dentro da umbanda.
Um banho de pimenta não é para ser utilizado a todo momento ou por qualquer coisa, por ser um elemento “quente” ele é utilizado como um fogo transmutador, purificador das energias nos ambientes, nas pessoas, destruidor de larvas astrais.
Como a própria palavra diz, é para descarregar tanto a parte física como a parte espiritual. Renova a parte física e a alma. Pode ser Banho para energização, harmonização, limpeza e descarrego. – Banho de descarrego: é banho forte – Fumo, Cachaça, Sal Grosso, etc.
Muitos dizem que cantam ou pensam em pontos para rezar para alguém no lugar de uma oração, em momentos que sentem a necessidade de orientação, para defumar ou purificar a própria casa ou local de trabalho e até mesmo pelo simples prazer de cantar, tocar e ouvir.
Símbolo criado pela Associação de Umbanda Caxias (AUC) para representar a Bandeira Nacional da Umbanda. É formado por um sol que representa a Luz Divina e um espectro humano saindo do núcleo solar, simbolizando a caminhada cósmica do ser humano rumo à sua evolução espiritual.
Os pretos velhos apresentam-se com nomes que individualizam sua atuação, do Congo, de Angola, evidenciando sua atuação propriamente dita e sua procedência.