Reunião de 25 relatos curtos publicados semanalmente no Jornal do Brasil, em 1967, Felicidade Clandestina é considerado o livro mais autobiográfico de Clarice Lispector, reforçado pelo foco narrativo na primeira pessoa do singular.
Com forte cunho autobiográfico, o conto Felicidade Clandestina tem duas protagonistas: uma menina egoísta, gorda, baixa, sardenta, rica, filha do dono de uma livraria, e a sua colega da mesma idade que era uma leitora ávida. A história se passa no Recife, cidade onde viveu Clarice durante a infância.
Importância e função das personagens na narrativa
Fadas, bruxa, Papai Noel, gênio da lâmpada, três porquinhos, super-heróis, bailarina, palhaços, flores e coelho são alguns dos personagens das histórias que prendem a atenção do público infantil para os esclarecimentos. Aliada às histórias, o livro ainda proporciona atividades de fixação do conteúdo para as crianças.
A situação inicial do conto é a de que a personagem principal, menina bonita, esguia e alta (como é descrita), tem um carinho especial por livros e se agrada ao ler. ... A mãe da menina perversa, então, entrega o livro à personagem principal e a diz que pode ficar com o livro por quanto tempo quiser.
Significado de Clandestina adjetivo Realizado às escondidas, de maneira oculta: práticas clandestinas. Contrária às leis ou à moral; ilícita, ilegal: empresa com atividades clandestinas. substantivo feminino Aquela que tenta viajar sem respeitar as leis de imigração.
Descubra o que faz um cientista em diferentes áreas de atuação! Ele desenvolve novos medicamentos, descobre tendências sociais e é extremamente analítico. Estamos falando de um profissional que faz uso de dados e trabalha com a produção de conhecimento.