Diferenças entre macroeconomia e microeconomia Das definições anteriores podemos destacar várias diferenças que nos ajudam a distingui-las: A macro procura uma perspectiva geral e a micro uma perspectiva individual. ... Há situações que afetam a macroeconomia e não a microeconomia, e vice-versa.
A Microeconomia é a área que estuda o comportamento do econômico de cada grupo ou setor individualmente, como famílias, empresas, consumidores etc. Esse estudo permite analisar a tomada de decisão desses grupos, bem como sua relação com o uso dos recursos, preços, bens e serviços.
DIVISÃO DO ESTUDO MICROECONÔMICO O estudo econômico divide-se em: Análise da demanda – que estuda a teoria do consumidor e demanda de mercado. Análise da oferta – que estuda a oferta individual e a oferta de mercado. ... Imperfeiçoes de mercado – externalidades, bens públicos, informação assimétrica.
Pilares. Em linhas gerais, o Tripé macroeconômico foi uma combinação de políticas monetária, cambial e fiscal apoiada em três pilares.
O tripé macroeconômico é uma forma de descrever três diferentes medidas que formam um suporte para o equilíbrio da economia. Estas três medidas surgem de políticas econômicas diferentes: Política Monetária, Fiscal e Cambial.
Políticas macroeconômicas são aquelas que visam a objetivos amplos da economia como um todo. Têm a ver com indicadores de bem estar da sociedade ligados ao crescimento econômico, ao desemprego, à inflação, ao balanço de pagamentos.
"Uma forma de melhorar essa distribuição são as políticas públicas com fundamento sócioeconômico para atingir a base da pirâmide social. Saúde, educação, saneamento e habitação elevam o nível de renda. ... Caso contrário, o crescimento econômico poderá fazer uma distribuição que agravará a desigualdade", analisa.
Atualmente, no Brasil, existem diferentes tipos de políticas monetárias. A Política Monetária Contracionista e a Política Monetária Expansionista. A Política Monetária a ser adotada depende do comportamento da economia brasileira.