5 Tratamentos para tirar Cicatriz Antiga
Já cicatrizes deprimidas, ou atróficas, podem ser tratadas a partir da injeção de ácido hialurônico, que irá nivelar a cicatriz à pele.
Se ela for apenas avermelhada e um pouco alta, cremes ou placas de silicone podem ser boas opções, segundo a médica. Se a cicatriz for muito alta (quelóide), podem ser necessárias sessões de infiltração com triamcinolona (corticóide injetável) ou betaterapia (espécie de radioterapia para tratar quelóide).
Sabe aquela cicatriz que fica grossa, alta, coça muito e tem uma coloração diferente das outras? Ela pode ser um queloide, problema estético provocado por uma produção exagerada de fibras de colágeno durante o processo de cicatrização, que causa dor e coceira.
As dicas de ouro para cuidar das cicatrizes cirúrgicas são: – Hidrate a pele: o processo de cicatrização pode causar coceira na região afetada. Hidratar a pele com creme ou loção hidratante ajuda a aliviar esse desconforto. – Não coce: essa sensação de desconforto, coceira e fisgado é natural e diminuirá com o tempo.
A exposição solar também é de suma importância, já que pode tornar o local de incisão mais escuro do que a pele ao redor durante o processo de cicatrização. Deve-se evitar a exposição por em torno de 60 dias e, mesmo após esse período, sempre utilizar protetor solar ou manter a área de cicatriz coberta.
Cores indicam como a sua ferida está cicatrizando
Depende do fio usado. A maioria retira com 7 dias quando o fio não é reabsorvivel. Existem fio absorvíveis que podem " cair sozinhos" , mas na grande maioria das vezes é utilizado fio não absorvível que deve ser retirado no pós-operatório.
Tempo para retirada dos pontos Orelha = 10-14 dias; Tronco (face anterior) = 8 a 10 dias; Dorso e extremidades = 12 a 14 dias; Mão, pé e sola = 10 a 14 dias.
Siga estes passos
Os pontos cirúrgicos nada mais são do que um modo de unir a pele e fechar os músculos. Por isso, eles não devem ser removidos antes da hora e muito menos se deve ficar cutucando o local, pois há uma grande chance de eles ficaram inflamados ou mesmo infeccionados.
Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.
Quando dente siso está cariado é normal haver mau hálito, mas quando o siso encontra-se inflamado surgem ainda outros sinais como:
Sintomas de infecção
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são: