Como saber a litragem do meu alto falante?
Teste de um alto-falante ou caixa de som: – coloque o seletor do multímetro na escala mais baixa possível, em geral 200. – encoste as pontas de prova aos conectores do alto-falante ou caixa de som, respeitando positivo com a ponta vermelha e negativo com a ponta preta.
De forma geral, amplificadores de baixa potência (entre 10 e 30 watts) são indicados para estudar em casa a baixos volumes, de média potência (30 a 60 watts) para ensaios e pequenas apresentações e de alta potência (90 a 200 watts) para shows de grande porte.
Por exemplo, um sistema com dois alto-falantes de 500W rms pode receber até 1000W rms de potência. Já o volume é a faixa de ganho que está sendo aplicada. No caso de um aparelho de CD que vai até o volume 50, a máxima potência será aplicada quando o volume estiver no máximo.
Para a medida o procedimento é o seguinte: Ligue o amplificador, colocando a médio volume. O potenciômetro de prova usado como carga deve estar todo aberto, ou seja, com sua resistência máxima. Leia a tensão alternada na saída do amplificador e anote este valor como V1.
Para fazer a ligação em paralelo, basta unir com um cabo/fio o positivo de um alto falante(ou bobina) com o positivo de outro alto falante (ou bobina). Entre dois alto falantes ou duas bobinas do alto falante, A impedância final é menor: Alto Falante de 4 ohms + Alto Falante de 4ohms = Resultado final 2 ohms.
Coloque as pontas de prova do multímetro nos respectivos terminais do alto-falante, ponta vermelha no positivo e ponta preta no negativo. Aguarde alguns instantes e verifique no display do multímetro o valor medido. Neste caso foi medido 6.
A impedância total de várias colunas em paralelo é igual à impedância de um alto-falante dividido pelo número de caixas de alto-falante. Por exemplo, dois alto-falantes de 8 ohms em paralelo representam uma carga de 4 ohms (8 ohms divididos por 2 caixas é igual a 4).