A prosa medieval foi desenvolvida durante a Idade Média na Europa, entre os séculos X e XV. ... Lembre-se que a prosa, diferente da poesia, é o tipo de texto corrido, constituído de frases e não de versos.
Nesse tipo de texto, os escritores retratavam e exploravam relatos e temas de caráter mitológico e atos heroicos. Neste tipo de prosa, os aspectos de misticismo e amor se sobrepunham às histórias propriamente relatadas. As façanhas, os belos herois, as paixões proibidas e os cavaleiros nômades.
Divisão. Pode ser dividida em quatro tipos de narrativas: Cronicões: narrativas de fatos históricos importantes colocados em ordem cronológica, entremeados de fatos fictícios; Hagiografias: narrativas que contam a vida de santos (biografias)
Cantiga de escárnio: são composições em que se critica alguém através da zombaria do sarcasmo. Trazem sátiras indiretas por encobrir a agressividade através do equívoco e da ambiguidade. Cantigas de maldizer: apresentam sátira direta, contundente e clara.
Os trovadores escreviam em primeira pessoa nas cantigas de amor. Era comum que eles se colocassem em uma posição de inferioridade e submissão em relação à mulher que amavam, que era idealizada e inalcançável.
O trovadorismo era dividido em dois gêneros distintos: o lírico e o satírico. No trovadorismo lírico existiam as cantigas de amor e de amigo, que falavam das sensações e os sentimentos que existia nas relações. As produções do trovadorismo geralmente eram voltadas para temas que envolvessem amor e sofrimento amoroso.
Gênero trovadores: lírico e satírico A produção literária e poética do período do trovadorismo era muito voltada à temática do amor e do sofrimento amoroso. Já o gênero satírico fazia críticas ao modo de vida na sociedade feudal da época. Eram divididas em dois tipos: cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.