As propriedades intensivas são aquelas que não dependem da massa da amostra. Por exemplo, como mostra a imagem mais acima, se temos uma solução e medimos a sua temperatura, independente da sua quantidade, a temperatura será a mesma. Desse modo, temos que a temperatura é uma propriedade intensiva da matéria.
Extensão. Corresponde à capacidade que um corpo tem de ocupar um lugar no espaço, em qualquer estado físico, que é medida pelo volume. Um sólido tem volume definido, pois suas partículas estão fortemente unidas.
A matéria tem 10 propriedades gerais, isto é, características observadas em qualquer corpo, independente da substância de que ele é feito: Inércia, massa, volume, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade, descontinuidade e indestrutibilidade.
São denominadas características organolépticas àquelas que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, sendo propriedades importantes para a avaliação do estado de conservação de alimentos. A deterioração do pescado se instala logo após a morte e avança com o tempo, sendo este um dos alimentos mais perecíveis.
Todas as substâncias puras apresentam individualmente diversas propriedades específicas. Quando tais características podem ser percebidas pelos sentidos humanos recebem o nome de propriedades organolépticas (do grego, organon, organismo, letpos, que impressiona), sendo elas: cor, brilho, odor, sabor e textura.
Resposta. Explicação: é toda substância formada por apenas um tipo de molécula, de composição química invariável e homogênea, e que tenha propriedades físicas e químicas constantes.