As ciências sociais estudam a vida e o comportamento humano, avaliando como as pessoas pensam e agem, formam grupos e se relacionam com outras pessoas ou povos.
As ciências sociais foram fundamentais para direcionar a evolução do mercado de trabalho, remodelar relações e ressignificar a forma como a sociedade encara seu papel em meio à economia.
Fazem parte do trabalho do cientista social o estudo dos processos e modificações históricas e a análise de comportamentos dos diferentes grupos sociais. A coleta de dados e a pesquisa sobre o funcionamento de instituições políticas também fazem parte do trabalho desse profissional.
Resposta: Olá! Como a ciência social estuda os aspetos sociais do mundo humano, consequentemente ela ajuda as realidades sociais a entender como as pessoas de uma determinada sociedade comvivem entre si.
A pobreza, as desigualdades sociais e econômicas, aspectos culturais, dentre outros, são normalmente alvos de crítica social. Dilemas éticos, como pena de morte e aborto, também são objeto da critica social.
As transformações econômicas, políticas e culturais ocorridas no Ocidente a partir do século XVIII, como as Revoluções Industrial e Francesa, evidenciaram mudanças significativas na vida em sociedade com relação a suas formas passadas, baseadas principalmente nas tradições.
A antropologia busca compreender como o ser humano formou-se e tornou-se o que ele é. Portanto, o antropólogo busca as raízes do ser humano estabelecendo (como a história) um estudo do passado para compreender quais foram essas origens.