Todas as escolas brasileiras devem informar os dados ao Censo Escolar. Quem preenche as informações são os diretores ou responsáveis pela escola, com apoio das secretarias municipais e estaduais de educação, diretamente no sistema Educacenso.
O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet.
- Os alunos e docentes já cadastrados no Educacenso possuem um código numérico chamado de ID - Identificação Única atribuída pelo INEP, composta de 12 dígitos.
Para cadastrar turmas na escola, selecione o menu "Turma", depois o submenu "Cadastrar". Preencha as informações de cadastro e clique em "Enviar".
Para cadastrar turmas na escola, selecione o menu "Turma", depois o submenu "Cadastrar". Preencha as informações de cadastro e clique em "Enviar".
A opção Admitidos Após o Censo é utilizada para informar a situação dos alunos que foram admitidos após a data de referência do Censo Escolar, última quarta-feira do mês de maio, que no ano de 2016 foi dia 25. Clique em Admitir após o Censo. Em seguida clique em Admitir aluno.
A referência bibliográfica de censo começa sempre pelo nome da entidade coletiva responsável pela autoria, em letras maiúsculas e em ordem direta. Em seguida vem o título em destaque, o local de publicação, a editora e o ano. Exemplos: IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA .