b) Verdadeiro - O aquecimento do líquido em um bule acontece sob pressão externa constante, portanto, pode ser considerado um processo isobárico.
Em um processo isovolumétrico, a pressão é mantida constante e o volume ocupado pelo gás varia proporcionalmente à sua temperatura absoluta. Em processos isovolumétricos, o volume permanece constante e não há, portanto, realização de trabalho.
Uma transformação isobárica ocorre quando o gás está com uma pressão constante. Por exemplo, se for feito em um ambiente aberto, a transformação será isobárica, pois a pressão será a pressão atmosférica que não mudará. Nesse caso, a temperatura e o volume é que variam.
A temperatura no interior da geladeira é menor que a do lado externo, desta forma o gás contido no balão é resfriado até que passe a ocupar um volume menor. Neste instante a energia calorífica da matéria passa a ser nula.
O trabalho de um gás em uma transformação isobárica pode ser calculado pelo produto entre a força e a variação de volume desse gás após ser submetido a uma fonte de calor. O cilindro da figura contém uma massa de gás ideal. ... O êmbolo desse cilindro pode mover-se livremente e sem atrito.
Mantendo a temperatura constante Quando o volume diminui e a temperatura se mantém constante, verificamos um aumento na pressão. Diminuindo o volume, os choques das moléculas passam a ser mais freqüentes, o que pode ser traduzido como maior pressão.
As três transformações gasosas são: transformação isotérmica, isobárica e isocórica ou isovolumétrica. Existem três grandezas que definem o comportamento ou o estado dos gases, que são a pressão, o volume e a temperatura.
3° Transformação: Isovolumétrica - O volume se mantêm o mesmo enquanto a temperatura e pressão sofrem mudanças. (É o que ocorre quando há uma ignição que gera uma explosão na câmara de combustão). 4º Transformação: Isotérmica - A temperatura se mantêm estável enquanto a pressão e volume sofrem mudanças.
A Primeira Lei da Termodinâmica é uma aplicação do princípio da conservação da energia para os sistemas termodinâmicos. De acordo com essa lei, a variação da energia interna de um sistema termodinâmico equivale à diferença entre quantidade de calor absorvido pelo sistema e o trabalho por ele realizado.
Nas transformações isotérmicas, a temperatura do sistema gasoso mantém-se constante e, em consequência, a variação de sua energia interna é nula . Aplicando a equação da 1ª lei da Termodinâmica a essa transformação, têm-se: Isso significa que o calor do sistema é igual ao trabalho realizado pelo mesmo.
Definimos a transformação isocórica como sendo uma transformação na qual o volume permanece igual ao volume inicial, portanto, o trabalho realizado pelo gás é nulo: T = 0.