Se no contexto da frase uma palavra representar um ser, lugar, pessoa, objeto, seja ele real ou imaginário é um “substantivo“, no entanto, se tiver outra palavra agregada que indique qualidades nas pessoas, objetivos, lugares é “adjetivo“.
Qual é a diferença entre "Substantivo Simples" e "Substantivo Composto"? Os "Substantivos Simples" apresentam um único radical em sua estrutura, como por exemplo as palavras chuva, pão, lobo, livro, flor, desenvolvimento e guarda. Já os "Substantivos Compostos" apresentam pelo menos dois radicais em sua estrutura.
Palavras compostas são formadas por dois ou mais termos que, unidos, formam um termo com outro sentido, equivalendo a uma só palavra. Veja a diferença nas frases a seguir: O atual primeiro-ministro de Israel é Benjamin Netanyahu. O primeiro ministro a chegar à reunião foi Joaquim Levy.
Segundo o Dicionário Terminológico, a palavra simples é formada por um único radical, sem afixos derivacionais, mas podendo exibir afixos¹ flexionais. ... A palavra complexa é formada por derivação ou composição, definição do DT. Ou seja, é formada por mais do que um constituinte morfológico.
As sílabas complexas são formadas, principalmente, por dígrafos (rr, ss, nh, ch, lh,…) e encontros consonantais (tr, dr, fr, pl, bl, cl,…). Ocorre também a junção de uma vogal e uma consoante na mesma sílaba (como al, as, az, ar,…), bem como a mudança fonética de uma consoante (como ce, ci, ge, gi,…).
adjetivo Muito complicada; de compreensão difícil; que não é fácil: teoria complexa. Sem clareza, percepção ou entendimento; confusa: análise complexa. Interpretada ou observada a partir de múltiplos ângulos ou âmbitos: personalidade complexa.