Elemento químico é o conjunto dos átomos com o mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons em seu núcleo. Elemento químico é o conjunto de átomos de mesmo número atômico. O número atômico é a quantidade de prótons que um átomo possui em seu núcleo.
A principal propriedade que caracteriza um elemento químico é seu número atômico. O Número atômico, normalmente representado pela letra maiúscula Z, se refere ao número de prótons que existem no núcleo do átomo de um elemento.
Definição – são átomos de uma substância que possuem o mesmo número atômico, mas diferentes números de massa. Como o número atômico é o mesmo o seu lugar na tabela periódica também é a mesmo. Uma vez que a diferença está na massa atômica, isto significa que o número de nêutrons é que é diferente.
Isótopos estáveis são aqueles que ocorrem de forma comum na natureza, em contraste com os isótopos radioativos, que são instáveis e dessa forma transformam-se ao longo do tempo em elementos mais estáveis, no processo conhecido como decaimento radioativo.
Os cálculos estequiométricos estão representados na estequiometria e através deles é possível medir a quantidade de produtos e reagentes existentes em uma reação química. Eles são usados porque nas reações químicas as substâncias envolvidas reagem, originando produtos com proporções específicas.
O grau de pureza (p) é dado pela divisão entre a massa da substância pura e a massa total da amostra. Por exemplo, o calcário (carbonato de cálcio – CaCO3) é um minério utilizado para se fabricar a cal virgem (óxido de cálcio – CaO).
Resposta. Por meio da determinação precisa das propriedades específicas da substância. Fazendo uma análise denominada titulação.
Podemos determinar o grau de pureza de uma substância cristalina analisando a densidade do cristal e a quantidade de impurezas da região em que a substância foi extraída. ... E a porcentagem de pureza (p%) é a porcentagem da massa da substância pura em relação à massa total da amostra.
99,5%
Pureza dos reagentes é a determinação matemática do teor ou grau (porcentagem) da substância de interesse para uma reação química, a partir de uma amostra de matéria-prima.
O cálculo de pureza é feito para determinar a quantidade de impurezas que existem nas substâncias. Estes cálculos são muito utilizados, já que nem todas as substâncias são puras.