A fimose feminina é uma situação rara caracterizada aderência dos pequenos lábios da vagina, fazendo com que fiquem grudados e tapem a abertura vaginal. Em alguns casos, pode também cobrir o clítoris, diminuindo a sensibilidade e podendo resultar em anorgasmia e alterações sexuais.
O UOL conversou com cirurgiões plásticos e dermatologistas para conhecer quais são os tratamentos que podem ser realizados por quem quer deixar a área íntima mais bonita:
É recomendado repouso, não molhar o curativo, fazer compressas frias na região e trocar o curativo somente no dia seguinte a operação. São prescritos analgésicos para aliviar a dor. No primeiro dia após a cirurgia será necessário fazer a troca do curativo.
Curativo: o curativo inicial do dia do procedimento tem a função de diminuir o sangramento da ferida, mantenha-o por 24 a 48 horas e sua retirada se torna menos difícil sob água corrente (chuveiro morno). Caso caia antes de 24 – 48 hs, faça outro, porém simples apenas com pomada, gaze e micropore.
Caso deseje pode usar sabonete neutro ou Proctoderm (R), mas não há necessidade. Lave com cuidado. O Proctoderme é o mais indicado para o pós-operatório das cirurgias orificiais. O seu PH mais neutro, apropriado para esse local, acalma a pele, dimiuindo a irritação e prurido.
Ao acordar após a cirurgia, você verá um curativo sobre a área do seio. Talvez você tenha também um ou mais drenos no seu seio ou na área sob os braços. Eles permanecerão nesse lugar durante, mais ou menos, uma semana, mas esse tempo pode variar para mais ou para menos, dependendo de sua recuperação.
Quando tomar banho? Depois da cirurgia plástica é colocada uma cinta modeladora que nunca deve ser tirada durante 8 dias, por isso, durante esse período não se pode tomar banho no chuveiro.
Você pode tomar banho normalmente, molhando os cabelos, a região dos seios e todo o resto do corpo, mas lembre-se de não levantar os braços, use os antebraços.