Enquanto cidade e campo são formas concretas, materialização de um modo de vida, urbano e rural são representações sociais. Historicamente a relação entre cidade e campo é vista por meio da divisão do trabalho em: intelectual e manual, de modo que na cidade é beneficiado o produto oriundo do campo.
As pessoas que moram na cidade formam a comunidade urbana e as pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural. ... A zona rural, também chamada de campo, é a região que fica fora da cidade. As pessoas vivem no campo em sítios, chácaras, fazendas, etc. As casas da zona rural não são construídas perto uma das outras.
Portanto, nesta etapa do trabalho a interdependência é definida como uma dependência bilateral entre as regiões (e setores), ou seja, como vendedores e compra- dores de bens e serviços. O elemento central é a venda inter-regional entre os setores.
A vegetação contribui diretamente nas características climáticas da região, principalmente em relação à umidade do ar e à quantidade de chuva. A temperatura é elevada nessa região, portanto, as plantas transpiram através das folhas e formam pequenas gotas de água que evaporam para a atmosfera.
Na Amazônia, os elementos naturais são bastante interdependentes, possuindo um equilíbrio muito delicado. A alteração num dos elementos provoca modificações drásticas nos demais.
A Amazônia é um imenso e complexo ecossistema, considerado o mais rico e variado de todo o planeta. O rio e a floresta são os dois elementos naturais que se destacam na Amazônia. A floresta Amazônica possui a maior variedade de espécies vegetais e animais do mundo (biodiversidade).
Os estudos mostram[6] que a região Amazônica é detentora de grandes estoques de ferro, manganês, alumínio, cobre, zinco, níquel, cromo, titânio, fosfato, ouro, prata, platina, paládio, ródio, estanho, tungstênio, nióbio, tântalo, zircônio, terras-raras, urânio e diamante.
A vegetação é latifoliada, com espécies de grande porte e folhas largas. No entanto, a floresta não é homogênea, apresentando características distintas de acordo com a região. Ela apresenta basicamente três tipos de formações vegetais bem distintas: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó.
Geografia do Brasil A Floresta Amazônica está subdividida em: Mata de Igapó, Mata de Várzea, Mata de Terra Firme e Floresta Semiúmida.
Aqui alguns:
A definição comum de floresta é qualquer grande área de terra coberta de árvores ou outra vegetação que produza madeira, onde as copas se tocam formando um “teto” verde. Mata, mato, bosque, capoeira e selva são alguns dos nomes populares dados à floresta.
Na Floresta Amazônica, maior berçário da biodiversidade da Terra, encontramos araras, onças-pintadas, antas, ariranhas, capivara, quati, preguiça real, sucuri, harpia, mico de cheiro, sagui-imperador, jaguatirica, macaco barrigudo, entre outros.
As principais características das florestas tropicais são: a presença de árvores altas, o clima quente e a elevada precipitação. A temperatura média atinge 20 ºC e chove cerca de 1.
Solo. As árvores de uma floresta protegem o solo do impacto direto da água das chuvas, evitando os problemas de erosão. ... Além de causar grandes buracos, velam os nutrientes do solo, bem como substâncias tóxicas, como defensivos agrícolas utilizados na agricultura.
A Floresta e sua biodiversidade desempenha um papel crucial no equilíbrio ecológico do planeta e melhoria da qualidade de vida das populações. As florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre e realizam a fotossíntese da qual depende a vida: produção de oxigénio a partir do dióxido de carbono.