O beija flor, Arquétipo de cura interior. Admirado por onde passa, esse lindo animal traz a informação de cura interior e espiritual, paz e amor. Leveza, suavidade e alegria também são palavras fortes desse arquétipo.
Pela doutrina espírita, a borboleta é o símbolo da reencarnação. A reencarnação é considerada a evolução do ser, o regresso à vida em outro corpo, ou seja, a transformação da lagarta em borboleta é o símbolo perfeito da crença espírita.
Enquanto o vermelho claro representa amor, paixão e sorte, o vermelho escuro representa guerra e perigo. O cinza é uma cor neutra e sem vida. Ela carrega dúvidas e anonimato e, por isso, transmite tristeza. Mas, por outro lado, simboliza o aspecto de estabilidade.
Cada cor de borboleta possui um significado único e a cor branca se refere a paz de espírito e a chegada da serenidade. Sendo assim avistar uma borboleta-branca é algo positivo. Se uma borboleta dessa cor pousar sobre você é sinal de que coisas boas estão para acontecer.
As borboletas e mariposas têm papel fundamental na polinização das flores. As lagartas, que são as larvas, podem por sua vez causar danos em lavouras para se alimentar, mas fertilizam o solo com as fezes, e algumas são importantes comercialmente, como o bicho-da-seda (Bombix mori).
O funcionamento é bem simples: encha uma bacia com água da torneira e, então, levante-a em direção à luz. Os insetos que estão rondando a lâmpada verão o reflexo na água e irão direto para a bacia, ficando presos. A água fica cheia de insetos e, assim, você se livra de quase todos eles.