Uma das medidas mais populares para avaliar a atenção sustentada é o teste de desempenho contínuo (Continuous Performance Test-CPT), cuja tarefa requer que o indivíduo mantenha vigilância e reaja à presença ou ausência de um estímulo alvo previamente especificado.
O diagnóstico do TDAH é realizado predominantemente através de uma minuciosa investigação clínica da história do paciente (Barkley, 1999), porém é possível e indicada a realização de um processo amplo, em que possam ser utilizados vários recursos instrumentais (entrevistas, escalas, testes psicológicos).
Atenciosamente. Para se ter um diagnóstico TDAH é preciso realizar alguns exames : avaliação neuropsicológica e o exame PAC ( processamento auditivo central) , estes exames poderão ser solicitados por médicos neurologistas ou psiquiatras.
A avaliação adequada consiste no atendimento com psicólogo, neurologista ou psiquiatra. Uma avaliação mais abrangente como o uso de escalas de sintomas e testes psicológicos para identificar deficiência cognitiva pode colaborar no diagnóstico.
Como aplicar o teste de Atenção Concentrada?
Dicas para o Teste Psicotécnico DETRAN: Procure ter uma boa noite de descanso no dia anterior ao teste. Será exigido de você um esforço mental muito grande, então, estar com as horas de sono em dia vai ajudar a não perder a concentração durante a avaliação.
Teste de atenção dividida (TEADI) e teste de atenção alternada (TEALT) – 2ª edição. O Teste de Atenção Dividida (TEADI) fornece uma medida referente à capacidade da pessoa dividir a atenção, ou seja, a capacidade do indivíduo para procurar mais de dois estímulos simultaneamente.
Quais são os tipos de atenção
O ser humano tem mecanismos de atenção involuntária. Quando bebê, estímulos como barulhos mais altos, movimentos de objetos, mudanças no ambiente, um vento forte, uma luz mais intensa, muitas vozes, chamam-lhe atenção de modo involuntário.
Mas como a mente humana é inteligente e pode se adaptar a várias circunstâncias, um mecanismo mental que ajuda a driblar essas situações de distração é a atenção seletiva. Trata-se da capacidade de escolher uma atividade e focar nela, ignorando o que pode atrapalhar.
Atenção seletiva: subtipo atencional no qual somos capazes de selecionar, a partir de diversos fatores e características de um estímulo e focar em apenas um fator de interesse. ... Atenção dividida: capacidade na qual somos capazes de processar duas ou mais características do estímulo ao mesmo tempo.
A atenção seletiva é a capacidade de direcionar a atenção para uma parte dos estímulos do ambiente, enquanto ignora os demais estímulos. A atenção sustentada ocorre quando o indivíduo mantêm-se num estado de prontidão por longo período de tempo para detectar e responder a alterações específicas nos estímulos.
No intuito de ouvir somente o que se quer, os consumidores podem apresentar distorções da mensagem recebida. Diante de expectativas sobre o que ouvirão, o receptor colherá as informações e poderá elaborá-la de forma totalmente diferente, de acordo com o seu próprio sistema de crenças.
A distorção comunicativa é o conjunto de ações incorretas, alteradas, deformadas, desvirtuadas, modificadas, deslocadas, falseadas, inconscientes ou conscientes, ocorridas na comunicação, verbal ou não verbal, entre duas ou mais conscins, gerando ciclo de incompreensões ou retroalimentação pensênica ...
A atenção seletiva é a função que cérebro tem de selecionar informações e estímulos importantes, ignorando as irrelevantes. ... A retenção seletiva, por sua vez, é definida pela tendência que as pessoas possuem de reter informações favoráveis a suas preferências.
Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. ... Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.
A percepção é um processo que se realiza em três fases: selecção, organização e interpretação.
Processos Cognitivos: Esta linha tem por objetivos desenvolver pesquisas no âmbito dos processos cognitivos básicos (percepção, atenção, memória), podendo ou não estar relacionados a processos superiores (linguagem, inteligência, tomada de decisão, raciocínio, etc.).
rocesso Percerptivo:É o processo pelo qual parte das informações existentes no ambiente são processadas pelo individuo para a tomada de decisão.As pessoas reagem aquilo que percebem e suas percepções nem sempre refletem a realidade objetiva. Esse processo é dividido em três fases: Atenção,Organização e Recordação.
Desta forma temos três etapas básicas envolvidas no processo de percepção: a sensação, a organização perceptiva e a identificação ou reconhecimento.
Uma ilusão surge da discrepância entre as soluções perceptivas geradas em duas situações diferentes, a partir de um mesmo objeto. ... No final das contas, as ilusões não são "erros" da percepção, mas algo que resulta dos íntimos e cotidianos mecanismos de construção de um percepto.
substantivo feminino Ação ou efeito de perceber, de compreender o sentido de algo por meio das sensações ou da inteligência: percepção do sofrimento, do clima. Juízo consciencioso acerca de algo ou alguém: é necessário entender a percepção do certo e do errado.
A percepção é a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais.