Pelas premissas dos Direitos Humanos, a carga horária diária digna de uma pessoa deve ser separada em 3 etapas básicas: 8 horas de trabalho, 8 horas de lazer e 8 horas de descanso. Então, como fazer para planejar melhor esses momentos e melhorar a qualidade de vida, sem perder o foco e a atenção às obrigações?
É um processo que demora tempo e deve ser interiorizado, para que comece a fazer parte da sua vida.
O mais indicado é escolher algo que o distraia de uma forma que você esqueça os problemas de uma vez. "Ver os amigos, ir ao cinema, levar os filhos ao parque, atividade física, mas sem cobrança de desempenho perfeito, curtir alguns hobbies, etc. são essas as coisa que um pouco de lazer nos traz.
Diminui os riscos de problemas de saúde e estresse Com a rotina exaustiva das grandes cidades, o risco de problemas de saúde e estresse aumentam. Por isso, é essencial ter mais tempo de lazer para diminuir o estresse, evitar problemas de saúde e aumentar a sensação de felicidade.
Exercícios: caminhada, bicicleta, artes marciais, musculação, pilates, hidroginástica… Pratique exercícios físicos com regularidade, mas sempre com orientação do educador físico, realize atividades que lhe proporcionem o sentimento de prazer e que faça você controlar o foco atencional, desativando a mente.
A prática regular de atividade física é das maneiras mais eficazes e divulgadas de combater o estresse. Dentre os benefícios da prática rotineira de exercícios, temos redução dos níveis de ansiedade e depressão, melhora do humor e aumento da sensação de bem-estar e da autoestima.
Mesmo pessoas com uma vida aparentemente tranqüila podem ficar com estresse, justamente pelo excesso de rotina. Como uma das causas do estresse é a falta de lazer e de diversão, qualquer pessoa pode ficar estressada.