Herniação subfalcina: o giro do cíngulo é empurrado sob a foice cerebral por uma massa expansível alta em um hemisfério cerebral.
Hérnia cerebral é um efeito secundário potencialmente mortal de pressão intracraniana muito elevada, que ocorre quando parte do cérebro é pressionada contra as estruturas do crânio.
Hérnia é a protusão, ou seja, o escape parcial ou total de um ou mais órgãos por um orifício que se abriu, seja por má formação ou enfraquecimento, nas camadas de tecido protetoras dos órgãos internos do abdome.
O edema cerebral leva ao aumento da pressão intracraniana e causa uma cefaleia que acomete todo o crânio , tonteiras, dormências, distúrbio da visão e da fala, vômitos em jato, não precedidos de náuseas , devidos à compressão do centro bulbar do vômito , edema pupilar, provocado pelo aumento da pressão em volta dos ...
Pressão intracraniana (PIC) é pressão exercida pelo crânio sobre o tecido cerebral, fluido cerebroespinhal e sangue circulante do cérebro.
DVP: derivação ventrículo-peritoneal – implante de um sistema interno de drenagem de líquor, com o intuito de retirar excesso de líquor de uma estrutura chamada ventrículo cerebral para o intestino na cavidade chamada peritônio.
A derivação ventrículo peritoneal (DVP) consiste em um sistema de drenagem liquórica da cavidade ventricular para a peritoneal, conectado por uma válvula.