O sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de funcionamento – sempre na faixa dos 90º Celsius. O trabalho é importante, pois o motor esquenta muito com todas as explosões da queima do combustível.
Fazem parte do sistema arrefecido a água:
O que é o radiador? O radiador é a parte do carro responsável por fazer a troca de calor entre o ar e o líquido, de forma a manter a temperatura do chamado líquido de arrefecimento. O equipamento, portanto, tem a função de impedir que o motor aqueça demais e tenha seu desempenho prejudicado.
Fique alerta a alguns sinais que o seu carro pode dar, em caso de problemas com a bomba de água:
Muita gente costuma pensar no motor como o coração de um carro. Mas, na verdade, quem mais se assemelha a esse órgão é a bomba d'água. Ela é um dos principais componentes do sistema de arrefecimento, sendo responsável por circular o líquido refrigerante pelo motor.
- Pode estar ocorrendo problema na válvula termostática, bomba d'agua ou obstrução nas aletas do radiador. - Devemos providenciar a inspeção dos componentes, se encontrar alguma imperfeição fazer a substituição da peça ou, em último caso substituir o radiador.
Bomba centrífuga, funcionamento O seu funcionamento é ligado à um motor (elétrico, combustão ou vapor), que permite um aumento de pressão e altura do líquido durante o processo, assim possibilita transferir líquidos em diferentes elevações.
No geral, a limpeza da bomba manual é bem simples, basta misturar uma colher de água sanitária em 2 litros de água e colocar todas as peças de molho nessa solução, deixando lá por umas 2 horas.
Caso o veículo esteja baixando mais do que essa quantidade por semana é bem possível que exista algum vazamento no sistema, que pode ser através das mangueiras, selos, juntas ou até mesmo pela tampa do reservatório, que deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros. Nesta situação é preciso procurar um especialista.
Normal! A água tem que subir mesmo, porque ela aquece e tem se expandir no sistema. ... Porém temos que notar que isso é tb um sintoma de que a talvez bomba dágua não esteja funcionando como deveria e o sistema não esteja oferecendo a circulação correta para água que fica armazenada nas galerias do motor e radiador.
Causas do superaquecimento do motor A válvula termostática travar na posição fechada e impedir o fluxo de água fria para resfriar a temperatura do motor. A bomba d'água apresentar vazamentos ou ter uma de suas pás desgastadas e, assim, não conseguir impulsionar a água na velocidade ideal.