Tipos de Coberturas para Curativos
Principais tipos de curativos
Limpe e desinfete a ferida; Aplique o gel de aloé vera cobrindo a ferida completamente; Coloque uma gaze limpa e bandagem para fazer a pomada funcionar; Troque o curativo seguindo as instruções do especialista e deixe a ferida respirar antes de repetir todos os passos.
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
corte os pelos ao redor do ferimento; caso haja sangramento, pressione uma toalha limpa sobre ele por alguns segundos, até que seja estancado; limpe a ferida com soro fisiológico; utilize um antisséptico (uma solução de uma parte de iodo para nove de água, clorexidina ou líquido de Bürow).
Mesmo que o seu pet aparente estar completamente recuperado, siga as instruções do veterinário para evitar problemas sérios. Os animais de estimação devem ser mantidos dentro de casa, onde possam ficar limpos, secos e quentes. O pet não pode tomar banho durante o período de recuperação.
Tire o excesso de umidade com uma gaze seca e aplique o PVPI ou outro medicamento receitado. Em alguns casos o médico veterinário pede para fazer um curativo ou passar uma atadura ao redor da ferida. Caso ele tenha orientado, faça isso após o local estar bem limpo.
Abaixo, separamos sete dicas de como ajudá-lo a ter uma recuperação mais tranquila.
1. Colocar primeiro a coleira em volta do pescoço do cão, como habitualmente. 2. Passar a extremidade da coleira em volta do focinho, uma ou duas vezes, segurando ao mesmo tempo no pescoço com a outra mão.
Você pode usar um sensor de presença, como os que são colocados nas entradas de algumas lojas, que delata o cão se ele tentar entrar. Quando isso ocorrer, faça um barulho que o espante, ou volte e borrife água no cão, sem olhar ou falar com ele. Os cães logo passarão a não tentar mais entrar.