grama por centímetro cúbico
0,49 g/cm3
Segundo a ABNT NBR 7190/1997 o teor de umidade da madeira (TU) corresponde à relação entre a massa da água nela contida e a massa da madeira seca. A equação 1 fornece a relação para determinação do teor de umidade da madeira, onde m1 é a massa inicial da madeira (em gramas) e m2 é a massa de madeira seca (em gramas).
Métodos para secagem da madeira
Primeiro, a madeira fica secando ao ar livre por cerca de 18 meses e, em seguida, permanece 40 dias dentro de uma estufa a 45° C. Haja paciência. “Pelo meu método, o carvalho é colocado diretamente no secador industrial, a temperaturas superiores a 70° C, e seca em 20 dias”, assegura Aguiar.
Considera-se a madeira esta seca quando o seu teor de umidade residual for igual ou inferior a umidade de equilíbrio da madeira, ou seja quando a umidade da madeira está em harmonia com o ambiente que a cerca.
O tempo de secagem ao ar é variável, em função do tipo e das dimensões das peças a serem secas, o que, no caso de tábuas de três centímetros de espessura, pode variar de três a seis meses, dependendo ainda da espécie em questão e das condições atmosféricas do local.
Para isso, é preciso deixar o tronco secando bastante, seja no sol ou na sombra. Depois, remova ferpas e eventuais rebarbas com uma lixa bem grossa.
SECADOR DE PISO INCLINADO Neste tipo de secagem, os cavacos de madeira são distribuídos em uma grande área de piso inclinado. Sua secagem se dá a partir do ar quente por baixo. O calor residual gerado pela própria planta de cogeração HKA pode ser usado para o processo de secagem.
Coloque uma parte de sal grosso e uma parte de água em um balde grande e misture-os até dissolver. Considera-se sal grosso qualquer tipo de sal com crisais largos, incluindo o sal Epsom. Também é possível usar o sal kosher, caso não consiga encontrar o sal grosso tradicional.