O Surrealismo surgiu na década de 1920 em Paris, vindo a fazer parte das vanguardas modernistas. Esse movimento tinha como característica principal, enfatizar o papel do inconsciente na criação artística e criativa.
Já o artista plástico Ismael Nery (1900-1934) fez a carreira no Brasil, mas foi bastante influenciado pelo surrealismo graças ao período em que estudou em Paris. Lá o artista teve contato com os grandes nomes do grupo.
René Magritte nasceu na Bélgica no ano de 1898. Trabalhou como designer de cartazes e anúncios até que em 1926, assinou um contrato com a Galerie la Centaure, em Bruxelas e fez da pintura sua principal atividade.
O Surrealismo emerge em Paris, em 1924, e espalha-se por uma Europa saída da I Guerra Mundial estendendo-se até à II Guerra Mundial. Porém, a influência deste movimento chegou, na verdade, até aos nossos dias.
Sua marca foi deixada inclusive no cinema, dada sua colaboração em dois filmes com Luis Buñuel (1900-1983, realizador de cinema espanhol): Un Chien andalou (Um Cão Andaluz) em 1929 e L'Age d'or (A Idade do Ouro) em 1930.
No Surrealismo a essa premissa é acrescentado o toque do absurdo, da sobreposição do improvável e bizarro, como é o caso de juntar uma lagosta a um telefone, ou no caso de Meret Oppenheim que cobriu uma xícara e uma colher com pelo.
Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura e fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino, que foi Lançado postumamente em 2003 e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.
No caso da pintura, as obras incorporavam elementos desconexos, formas abstratas e ideias irreais, visando libertar-se da lógica e da razão. O mundo lúdico criado nas pinturas visava contrariar a arte racionalista e trazer a subversão para a criação.
O objetivo era que a criação artística passasse a ser automática (daí o termo automatismo), assim como respiramos ou pestanejamos sem pensar. Era uma tentativa de revolta contra as normas estabelecidas, não só na arte, como também na esfera social.
Como na pintura o automatismo não funcionava tão bem como em outras formas de expressão artística, outras técnicas foram usadas para alcançar essa espontaneidade da criação.
Nascida no México em 1907, Frida Kahlo começou na arte meio que por acaso. Filha de imigrantes alemães, seu pai pintava por hobbie, quando ela sofreu um acidente que a aproximou da pintura, inicialmente como passatempo.
Conheça um pouco sobre os mais importantes pintores desse movimento de grande importância para a história da arte – e do design – mundial.
Max Ernst foi um pintor e poeta alemão que se naturalizou norte-americano e depois francês. Foi viver na França em 1922, onde conheceu André Breton e ingressou no movimento surrealista. Breton dizia que Ernst era o “mais magnífico cérebro assombrado” do mundo das artes, pois ele dominava como poucos o conceito do Surrealismo.
Durante a sua vida artística, Magritte recorreu várias vezes ao mesmo tema e também por várias vezes utilizou obras famosas de artistas anteriores criando ele uma versão surrealista das mesmas.
O Surrealismo não encontrou muito eco no Brasil e jamais se concretizou num movimento organizado. De toda forma, é possível apontar alguns artistas que se sentiram influenciados pelos trabalhos que estavam sendo feitos no exterior.
O Surrealismo foi a corrente artística moderna que representava o irracional e o subconsciente. Seu artistas queriam libertar a mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar valor nos mundo utópico, atribuindo um caráter lúdico à arte.
Em 1934, Dalí foi expulso de um grupo de surrealistas. Na ocasião, ele declarou: “Eu sou o próprio surrealismo”. Considerado por muitos o mestre da arte surrealista, o espanhol afirmou em alguns episódios que seus quadros eram “fotografias de sonhos pintadas à mão”.
Visão surrealista Segundo os surrealistas, a arte deve libertar-se das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência cotidiana, procurando expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos.
Iniciou-se em 1924, com a publicação do Manifesto Surrealista, escrito por André Breton, que propunha uma nova proposta estética que rompesse com a primazia da compreensão racional, sem diferenciação entre sonho e realidade ou entre lucidez e delírio, por exemplo.
O teatro expressionista vem opondo-se à reprodução autêntica da realidade, característica esta própria do naturalismo, de forma a renunciar a imitação do mundo exterior e concentrando-se em refletir a essência das coisas através de uma visão subjetiva e idealizada do ser humano.
Resposta. Resposta: Um movimento artístico é caracterizado por ideias comuns, data de criação, local, participantes e, em alguns casos, por um manifesto. Considera-se o impressionismo como o primeiro movimento a incorporar maioria dessas características.