Lembrando que a CNH de categoria C habilita o motorista a dirigir veículos motorizados utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total seja maior que três mil e quinhentos quilos. Sendo assim, um caminhão truck basculante se encaixa nessa categoria e seu amigo poderia dirigi-lo possuindo a CNH C.
No Brasil, um motorista com carteira de motorista (CNH) categoria B pode dirigir veículos de carga cujo peso bruto total (PBT) não seja superior a 3.
O interessado no curso deve ser maior de 21 anos, estar habilitado no mínimo na categoria C ou E, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.
Quais os veículos que posso dirigir com a categoria b? A categoria B da CNH permite que os motoristas conduzam veículos de 04 rodas, cujo peso bruto total não exceda 3.
Dimensões e capacidades de carga… Graças a um chassi reforçado e um sistema de suspensão bastante trabalhado, o “caminhãozinho” faz bonito, o PBT da F350 é de 4500 kg, ou seja para se guiar ela, é necessário possuir habilitação “C”, “D” ou “E”.
Para veículos de passeio, a categoria necessária é a B, a qual a maioria dos condutores possui.
O peso bruto total do Delivery 5-140 é de 5,500 quilos, já a capacidade de carga é de 3.
A categoria B é para veículos com peso bruto de até 3.
carteira de habilitação categoria B
O condutor que tem a categoria C em sua carteira de habilitação está autorizado a conduzir veículos que pesem mais de 3.
Para dirigir uma van, você precisa estar habilitado na categoria D, que é específica para transporte de passageiros em veículos com lotação maior do que 8 pessoas, excluindo o motorista.
categoria “B
A categoria B é a da maioria dos motoristas de automóveis. Pelo texto, os habilitados na categoria B poderão conduzir veículo do tipo motorcasa ou veículo com reboque e similares desde que a soma do peso bruto seja de até 6.
A habilitação na categoria “A”, permite ao cidadão dirigir veículos motorizados de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral (reboque). Ex: motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos; Os condutores habilitados nas categorias "B", "C", "D" ou "E" poderão requerer adição da categoria "A".
Ter pelo menos 1 ano de habilitação na categoria “B”. Não ter sido multado por falta grave ou gravíssima, nem ser reincidente em multa por infração média nos últimos 12 meses. Ser aprovado em exame de aptidão física e mental. Realizar curso prático de 20 horas/aula e teste de direção veicular.
Seu valor é de R$ 106,30 que poderá ser efetuada nos bancos conveniados ao Detran São Paulo.
Categoria "C": Estar habilitado, no mínimo, há um ano na categoria "B"; Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.