Dia da Igualdade Feminina: 8 direitos conquistados ao longo dos anos no Brasil
O movimento feminista brasileiro pode contar com os esforços da Secretaria de Políticas das Mulheres, que atua não apenas pela redução da desigualdade dos gêneros, mas também para ajudar na redução da miséria e de pobreza para, assim, garantir a autonomia econômica das brasileiras.
Quais foram, e ainda são,as principais pautas dos movimentos que lutam pelos direitos das mulheres? A) voto feminino , carteira de trabalho, liberdade de expressão. ... voto feminino,fim do preconceito, equidade salarial, proteção no mundo do trabalho, segurança,direitos civis de educação.
Se agruparam, fizeram movimentos de resistência para aceitação da sociedade que era extremamente machista.. Foi com o movimento das sufragistas que tudo começou a melhorar, elas conseguiram o direito ao voto. E então algum respeito. E não foi fácil para elas conseguirem os direitos de hoje em dia...
O que o movimento feminista defende? A luta feminista busca principalmente a igualdade de direitos, oportunidades e tratamento entre homens e mulheres e se desdobra em vários segmentos (chamados de correntes). O movimento feminista luta contra a situação de inferioridade em que a mulher ainda vive na sociedade.
Charles Fourier, um socialista utópico e filósofo francês, é creditado por ter inventado a palavra "feminismo" em 1837. A expressão "feminismo" e "feminista" apareceu pela primeira vez na França e nos Países Baixos em 1872, no Reino Unido na década de 1890 e nos Estados Unidos em 1910.
Neste campo, a escritora potiguar Nísia Floresta Augusta é considerada precursora do feminismo brasileiro. Professora e educadora, funda a primeira escola para meninas no Rio Grande do Sul e, posteriormente, no Rio de Janeiro.