Basicamente, existem quatro tipos de sorgo – granífero, sacarino, vassoura e forrageiro.
Significado de Sorgo substantivo masculino Espécie de milho, originário da África, da Índia e da China; O mesmo que milho-da-guiné e milho-sorgo.
Zea mays
O sorgo é plantado, neste caso, com plantadeira à tração motorizada (trator), devidamente regulada e deixando cair 20 sementes em cada metro de sulco, no caso de plantadeira de duas linhas em sulcos. Pode ser feito também com a matraca ou a plantadeira à tração animal.
O sorgo (Sorghum bicolor L. ... Moench) é uma cultura utilizada como base alimentar em muitas partes do mundo. Na América do Sul, nos Estados Unidos e na Austrália, este cereal é utilizado basicamente na alimentação animal.
Além da farinha, o sorgo também pode ser consumido na forma de grãos, que geralmente entram em receitas em substituição ao arroz. “Ele, depois de cozido, fica parecido com a cevadinha. Pode ser usado em saladas, risotos e até mesmo estourado como pipoca”, sugere a nutricionista.
O sorgo pode ser plantado no sistema convencional ou no sistema de plantio direto. No preparo de solo convencional, utiliza-se uma aração e duas gradagens, sendo uma feita logo após a aração com o objetivo de reduzir os torrões e a segunda com o objetivo de nivelar a área para posterior semeadura.
O sorgo é plantado após a colheita da soja, na chamada safrinha ou segunda safra, que corresponde ao plantio nos meses de fevereiro ou março com colheita em junho ou julho.
As características do sorgo gigante boliviano, ou sorgão, como seu volume de produção, que alcança mais de 100 toneladas de matéria verde por hectare em dois cortes por ano, bom enraizamento, o que o torna mais tolerante à estiagem, e alta palatabilidade chamaram atenção dos pecuaristas.
Se o objetivo for pastejo e fenação, o momento mais adequado para colheita é quando a planta está com altura entre 80 e 100cm ou tenha se passado de 30 a 40 dias da semeadura. E, por fim, para utilizar o sorgo como cobertura morta, a colheita deverá ser realizada quando a planta atingir cerca de 150 cm de altura.
Colheita manual Quando feita manualmente pode-se colher a planta inteira, esperando-se a secagem da planta colhida para se proceder à batedura, ou então colhe-sesomente a panícula, processo mais usual, utilizando-se o facão ou outros instrumentos equiva- lentes.
Os três motivos! Um dos principais diferenciais do sorgo é a sua resistência ao estresse hídrico, ou seja, em climas mais secos, a planta sofre menos do que culturas similares, como por exemplo, o milho.
A semente de sorgo é pequena, daí ser essencial um bom preparo do solo. A profundidade de plantio deve ser de 3 a 4 cm. Utilizar espaçamento e densidade adequados para cada tipo de cultivar. Manter a cultura no limpo até 50 dias.
A planta deve permanecer de dez a quinze dias neste período até atingir a maturação fisiológica. É fundamental que a ensiladeira, carretas e/ou caminhões estejam sempre de prontidão para cortar e transportar as plantas para o silo, atendendo a fase e o processamento de corte adequados.
40 toneladas
A emissão do pendão acontece dois a quatro dias antes da exposição dos “cabelos”. De 10 a 12 dias após o aparecimento do pendão, cerca de 70% das espigas apresentam exposição dos cabelos. O período de liberação do pólen estende-se por uma a duas semanas.
Para se obter alta produtividade de milho, é necessário colocar no plantio de 30 a 40 kg/ha de Nitrogênio (N), mas isto vai depender da quantidade total de adubo a ser utilizado e do tipo de solo. Em solos argilosos não há muito problema em se colocar 30 kg/ha de N no plantio.
Para Kappes, a melhor adubação para o cultivo de milho na região é realizada com 70% de nitrogênio na cobertura e parte do restante com potássio. “O que constatamos nas nossas pesquisas é que a ureia com polímeros não é eficaz em inibir as perdas de nitrogênio.
calcário
Para fertirrigação, geralmente, a preferência é pelos adubos de alta solubilidade, com pouca impureza e sem qualquer tipo de substância que possa causar empedramento. Como fonte nitrogenada, é comum a recomendação de ureia, nitrato e sulfato de amônio, nitrato de cálcio e potássio.
fósforo e o potássio (com fórmulas NPK e S), passou a ser amplamente adotada nas regiões tradicionais de milho safrinha, para evitar as incertezas acerca da suficiência da umidade no solo para o aproveitamento dos fertilizantes de cobertura (DUARTE; CANTARELLA, 2005).
Calcular Quantidade de Adubo por Sulco e Cova Por exemplo: As quantidades recomendadas, pela análise do solo, para a cultura do milho foram: N (60 kg/ha), P2O5 (70 kg/ha) e K2O (50 kg/ha). Quanto ao N, a recomendação dos 60 kg/ha é para ser dividida em 20 kg/ha na base e os outros 40 kg/ha em cobertura.
Caso o produtor opte pelo plantio em covas, semear 2 a 3 sementes/cova e usar 0,40m entre covas e 0,90m entre linhas, deixando 2 plantas/cova após a germinação.
Pode-se aplicar, por cova, de 10 a 20 litros de esterco de bovinos ou 5 a 10 litros de esterco de aves ou ainda 1 a 2 litros de torta de mamona. Juntamente com o adubo orgânico adicionar até 200 g de superfosfato simples, se houver recomendação de adubação fosfatada para o pomar.
A quantidade de adubo a ser aplicado por metro de linha pode ser calculada da seguinte maneira: q = (Q x E)/10. Onde: q = quantidade de adubo em gramas por metro.
Deve-se aplicar, principalmente em solos arenosos, de 15 a 20 kg/ha de FTE BR-12 e de 10 a 15 kg/ha de sulfato de zinco, por ocasião da adubação de plantio, o que representa, por cova, aproximadamente, 10 g de FTE BR-12 e 12 g de sulfato de zinco.