O COBIT é um conjunto de práticas fundamental para garantir a governança de TI e, portanto, melhorar a gestão. Utilizado da maneira correta, o COBIT fornece muito mais segurança e apoio à tomada de decisões, facilitando a comunicação e melhorando os resultados.
COBIT significa Objetivos de Controle de Informação e Tecnologia Relacionada. ... É um modelo de controle que garante a integridade do sistema de informação. Hoje, a COBIT é utilizada globalmente por todos os gerentes responsáveis pelos processos de negócios de TI.
ITIL e COBIT são frameworks utilizados por profissionais da tecnologia da informação para o gerenciamento de serviços de TI. Juntos eles fornecem orientação o bastante para governança e gerenciamento de serviços, sejam eles prestados internamente ou obtidos de terceiros.
Para aplicar o COBIT em uma organização é preciso, antes de tudo, um investimento em treinamentos e capacitação dos profissionais que estarão envolvidos com a utilização da ferramenta, idealmente, tanto aqueles da TI como gestores de outras áreas que se integram com ela.
Como implantar a governança de TI?
Uma das estratégias utilizadas por boa parte do mercado é implantar as práticas do COBIT 5....São eles:
O foco do processo do COBIT é ilustrado por um modelo de processo que subdivide TI em 4 domínios (Planejar e Organizar, Adquirir e Implementar, Entregar e Suportar e Monitorar e Avaliar) e 34 processos em linha com as áreas de responsabilidade de planejar, construir, executar e monitorar.
A Governança de TI é a arte de harmonizar e combinar as atividades que a área de tecnologia da informação desenvolve com as necessidades e objetivos estratégicos de uma organização, tornando a TI mais estratégica e ativa no negócio.
Confira os principais benefícios do COBIT:
O papel do COBIT na governança de TI Esse framework é baseado em 4 pilares: planejamento e organização, aquisição e implementação, entrega e suporte, monitoramento e avaliação. ... Ou seja, ele está voltado para o controle da gestão interna da área de tecnologia da informação, que deve atender às estratégias de negócio.
Assim, é possível obter três níveis de certificação COBIT:
A COBIT ajuda a alinhar os objetivos de TI de uma empresa com os objetivos estratégicos estabelecidos por ela. Isso é importante principalmente para as organizações maiores, que têm objetivos e estratégias mais complexos.
A nova versão, COBIT® 2019, oferece orientação abrangente e mais prática para ajudar as empresas a governar e administrar melhor suas informações e tecnologia. A estrutura COBIT é usada pelas empresas em todas os setores do mundo, e as publicações COBIT já foram baixadas mais de uma milhão de vezes.
Qual não seria uma possível vantagem para a adoção do COBIT ? É compatível com outros padrões e deve ser usado como apoio para projetos de processos. É aceito por terceiros e órgãos reguladores. Ajuda a desenvolver e documentar estruturas, processos e ferramentas para um gerenciamento efetivo de TI.
O modelo do COBIT 5 tem por base cinco princípios básicos:
Uma mudança chave no COBIT 5 é o conceito dos habilitadores. “Habilitadores” são definidos como fatores que individualmente e coletivamente influenciam a forma de como algo irá funcionar – neste caso, a governança e o gerenciamento sobre a TI.
O COBIT 5 descreve 7 categorias de Habilitadores, sendo elas: O modelo do COBIT 5 descreve sete categorias de habilitadores: 1) Princípios, políticas e modelos; 2) Processos; 3) Estruturas organizacionais; 4) Cultura, ética e comportamento; 5) Informação; 6) Serviços, infraestrutura e aplicativos; 7) Pessoas, ...
COBIT é a sigla em inglês que corresponde a “Control Objectives for Information and Related Technology”. Ele é uma estrutura criada pela ISACA (Information Systems Audit and Control Association) com o intuito de gerar mais valor para as corporações e os seus processos.
CRPO. Comentário: o órgão responsável pelo modelo Cobit é o ISACA.
COBIT 5 é uma estrutura única e integrada, porque integra todos os conhecimentos anteriormente dispersos em diferentes frameworks da ISACA, tais como o COBIT 4.
Gerência de recursos e configuração é responsável pelo controle de todos os itens e recursos empregados em uma determinada operação.
Os 4 Ps da Estratégia do Serviço são: Periodicidade, Perspectiva, Proposição e Plano. definir a perspectiva, posição, planos e padrões que um provedor de serviços tem de considerar, a fim de ser capaz de cumprir os objetivos de negócio desejados da sua organização.
Quais perguntas abaixo a Estratégia de Serviço irá ajudar a responder? 1 – Quais serviços devemos oferecer, e para quem? 2 – Como nos diferenciamos de nossos concorrentes? 3 – Como criamos valor para nossos clientes?
3. Transição de Serviço (Service Transition)
A estratégia de serviço define a perspectiva, a posição, os planos e os padrões que um provedor de serviço precisa executar para atender aos resultados de negócio de uma organização.
Características dos Serviços. As principais características dos Serviços são quatro: Intangibilidade, Inseparabilidade, Variabilidade e Perecibilidade.
O desenho de serviço inclui não só o desenho do serviço propriamente dito, mas também as práticas e procedimentos que regem estes serviços, arquitetura, os processos e políticas requeridas na gestão de serviços de TI, e tudo mais o que é necessário para realizar a estratégia do provedor de serviço e facilitar a ...