Formação do blastocisto - Trofoblasto: Camada celular externa que formará a parte embrionária da placenta. - Embrioblasto: Grupo de blastômeros localizados centralmente que dará origem ao embrião. Durante esse estágio o concepto é chamado de blastocisto.
A placenta é um órgão gerado a partir das células do espermatozoide e do óvulo fecundado. Sua formação começa quando o embrião é implantado no útero, aproximadamente uma semana depois da fecundação do óvulo.
Composto de duas artérias e uma veia envoltas em um material gelatinoso — a geleia de Wharton — o cordão umbilical comunica o sistema circulatório do bebê, através do umbigo, aos vasos da placenta, estando inserido no centro dessa estrutura.
Composto de duas artérias e uma veia envoltas em um material gelatinoso — a geleia de Wharton — o cordão umbilical comunica o sistema circulatório do bebê, através do umbigo, aos vasos da placenta, estando inserido, normalmente, bem no centro dessa estrutura.
Aonde está ligado o cordão umbilical na mãe? O cordão umbilical não se conecta diretamente com a mãe. O cordão está ligado na placenta e a placenta fica conectada ao útero materno. Portanto não existe ligação do cordão na mãe, o que se conecta na mãe é a placenta.
O tecido do cordão umbilical contém células-tronco mesenquimais, as quais possuem capacidade de gerar diferentes tecidos: osso, tendão, cartilagem, tecido adiposo e muscular, suporte medular e células neurais, colocando-se assim em evidência para procedimentos de engenharia de tecidos e suporte ao transplante de medula ...
Através dos vasos sanguíneos do cordão umbilical, o feto recebe todo o apoio de oxigênio, nutrição e vida necessário da mãe por meio da placenta. Resíduos de produtos e dióxido de carbono do feto são enviados de volta, através do cordão umbilical e da placenta, para a circulação da mãe – para ser eliminado.
CARACTERÍSTICAS DO CORDÃO UMBILICAL O cordão é formado, geralmente, por 3 vasos, sendo: uma veia (veia umbilical) que leva sangue oxigenado da placenta ao bebê e duas artérias (artérias umbilicais) que levam sangue pobre em oxigênio do bebê de volta para a mãe.
O que provoca o cordão umbilical enrolado no pescoço Também chamado de “circular de cordão”, o cordão umbilical enrolado no pescoço é um fenômeno bastante comum. Sua principal causa é a movimentação do feto no útero durante a gestação. O que faz com que o cordão possa enrolar em qualquer parte do corpo do bebê.
Segundo a tradição e a crença em algumas regiões do Brasil, o bebê que nasce com o cordão umbilical em volta do pescoço (ou como fala-se popularmente: "laçado") deve ter os nome José (se for menino) ou Maria (se for menina) em seu nome completo?
São crianças que contam com grande proteção do Vodum Dan Bessem, já que nasceram com o cordão umbilical enrolado no pescoço. O cordão umbilical é uma representação da ligação da mãe com o filho. Uma pessoa Abíadan pode ser rodante, Ogam, Ekedí, podem receber cargos.
4 – Quando a criança nasce "emplumada ou laçada" pelo cordão umbilical, deve ser ABIKÚ, porque ela ficou entre viver e morrer. ... Se alguém tem este tipo de ABIKÚ, tanto faz, homem ou mulher, morre antes do filho nascer, porque a criança nascerá com o mesmo espírito do pai ou mãe.
Antigamente acreditava-se que, no sétimo dia após o nascimento, o bebê não podia sair de casa, para não pegar o "mal-de-sete-dias". O "mal" são duas doenças que antigamente atingiam os bebês com frequência, nos primeiros sete dias de vida.
Recomenda-se que todo recém nascido use um par de sapatinhos vermelhos, em especial na saída da maternidade. Isto para espantar o mau olhado e atrair sorte e saúde! Também é comum usar o sapatinho vermelho no seu sétimo dia de vida, para garantir que o umbigo caia direitinho e não dê “o mal do sétimo dia".
Vermelho – Significa proteção, saúde e felicidade para o bebê. Use na saída da maternidade, a cor protege e afasta todo mal-olhado.
vermelho
macacão
Após a nascença, entre o 4º e 5º dia, a pele do bebé ficará cor-de-rosa pálido e irá adquirindo a sua cor definitiva. No entanto, se evoluir para uma cor pálida ou azulada, significa que o bebé está com frio e tem de ser aquecido ou que algo de errado se passa com a respiração e circulação sanguínea.
Os recém-nascidos têm a circulação sanguínea lenta e instável, assim que é comum que a sua pele tenha um vermelho escuro e apresentem as mãos e os pés azulados, principalmente quando as extremidades estão frias.
Apenas após os 2 anos é que os pelos terminais substituem os velos no couro cabeludo, sobrancelhas e cílios. É nesse momento também que as madeixas do seu baby assumem suas características de formato, textura e cor.