Enquanto o DNA é encontrado apenas no núcleo das células, o RNA é produzido nele, mas migra para o citoplasma. A constituição de cada um também é diferente. Enquanto no RNA existe a ribose, no DNA encontramos a desoxirribose.
DNA e RNA são ácidos nucleicos encontrados em praticamente todas as células humanas. Eles são responsáveis pela transmissão de caracteres hereditários e pela produção de proteínas compostas, que são o principal constituinte dos seres vivos.
Os ácidos nucleicos, que podem ser DNA ou RNA, são constituídos por uma pentose, um ácido fosfórico e uma base nitrogenada. No caso do DNA, a pentose é do tipo desoxirribose e as bases nitrogenadas são adenina, citosina, guanina e timina.
Sua interação ocorre por ligações fosfodiéster, formando pontes de fosfato entre si. O grupo hidroxila do carbono-3 da pentose do primeiro nucleotídeo se une ao grupo fosfato ligado à hidroxila do carbono-5 da pentose do segundo nucleotídeo através da ligação fosfodiéster.
Essa ligação ocorre entre o fósforo do grupo fosfato e o oxigênio associado ao carbono 3' do segundo nucleotídeo. ... Portanto, a união de dois nucleotídeos em uma mesma cadeia de DNA resulta na formação de uma ligação fosfodiéster.
Este tipo de interação ocorre quando a molécula possui um hidrogênio (“polo positivo”) ligado ao flúor, nitrogênio ou oxigênio, ou seja, elementos muito eletronegativos (“polos negativos”). ... Assim, ocorre a ligação de hidrogênio, onde cada molécula de água fica circundada por outras quatro moléculas de água.
As bases nitrogenadas do DNA se pareiam sempre na mesma forma: o A é ligado ao T (A-T) e o C ligado ao G (C-G) ou vice-versa (T-A e G-C). A adenina e a timina são unidas por duas ligações de hidrogênio, já a guanina e a citosina estão unidas por três ligações.
No DNA existem quatro tipos de bases nitrogenadas:
A soma das bases nitrogenadas deve ser igual a 100%. Se, por exemplo, o DNA de um animal apresentar 40% de Adenina, a base pareada, que é a Timina, também estará numa porcentagem igual, ou seja, 40%. Somando as duas, têm-se 80%. Os 20% restantes são divididos igualmente entre Citosina (10%) e Guanina (10%).
Por exemplo: se em uma molécula de DNA 20% dos nucleotídeos carregam a base adenina, a partir dessa informação saberemos a quantidade dos demais nucleotídeos. Ex: sendo a base A = 20%. Se A = T , então T = 20%. A soma de A + T = 40% da molécula de DNA, sobrando 60% para C e G, sendo 30% para C e 30% para G.
No DNA, a porcentagem de timina é igual à de adenina, enquanto a porcentagem de citosina é igual à de guanina. Isso acontece devido ao pareamento das bases (A = T; C=G). Então, se há 35% de timina, há 35% de adenina. Sobram 30%, dos quais 15% são de citosina e 15% são de guanina.
Resposta: As bases nitrogenadas dos ácidos ribonucleicos (RNA) são a adenina (A), a guanina (G), a citosina (C), a timina (T) e a uracila (U).
As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.
A molécula de RNA (ácido ribonucléico), sintetizada por transcrição a partir da molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico), é formada por um único filamento de nucleotídeos, ou seja, uma fita simples, cujas bases nitrogenadas são: adenina e guanina (bases purinas) e citosina e uracila (bases pirimidinas).
Alternativa “d”. As bases púricas são a adenina e guanina, e as pirimídicas são a citosina, timina e uracila.
Existem cinco tipos principais de bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, timina e uracila. As duas primeiras possuem um duplo anel de átomos de carbono e derivam de uma substância chamada purina, sendo, por isso, denominadas bases púricas.
Adenina é uma das quatro bases nitrogenadas principais encontradas no DNA e RNA, juntamente com guanina, citosina e timina (uracil no RNA).
As bases nitrogenadas são compostos encontrados nas moléculas de DNA e RNA. Elas são responsáveis por conter as informações genéticas de cada esqueleto de açúcar fosfato.
Como Trifosfato de Guanosina (GTP), ele pode transportar energia. Se for ligado a receptores especiais, ele pode ajudar a transportar sinais de uma parte da célula para outra. A guanina é uma base de purina que é um constituinte de nucleótidos que ocorrem em ácidos nucleicos.
Entre as características básicas da molécula de DNA destaca-se a complementaridade das bases (adenina pareia com timina, e citosina pareia com guanina), a qual torna o DNA adequado para estocar e transmitir a informação genética de geração para geração; e a polaridade oposta das fitas de DNA, ou seja, que uma fita tem ...
Bases Nitrogenadas são compostos que fazem parte da composição do DNA e do RNA, os quais são os ácidos nucleicos encontrados nas células vivas dos órgãos. Elas são cinco e podem ser classificadas em dois tipos: Bases púricas ou purinas - adenina e guanina. Bases pirimídicas ou pirimidinas - citosina, timina e uracila.
Ocorre a quebra das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas e as fitas são separadas, formando a forquilha de replicação. Com a exposição das bases nitrogenadas, a enzima DNA polimerase adiciona novos nucleotídeos livres nas fitas separadas.
O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células dos seres vivos que carrega toda a informação genética de um organismo. ... No DNA, estão codificadas todas as características de um ser vivo, que são únicas em cada indivíduo.
A complementaridade de pareamento de bases permite que elas sejam compactadas em um arranjo mais favorável energeticamente no interior da fita dupla e que cada molécula de DNA contenha uma sequência de nucleotídeos que é exatamente complementar à sequência nucleotídica da fita antiparalela.